CLUBE DE CIÊNCIAS: UM OLHAR A PARTIR DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.12435


Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de ciências, Espaço não formal de aprendizagem

Resumo

O ensino e a aprendizagem podem ocorrer em espaços formais e em espaços não formais de aprendizagem. O Clube de Ciências é uma proposta não formal de educação científica. A pesquisa objetivou analisar as teses e dissertações produzidas no Brasil nos últimos dez anos sobre Clube de Ciências, investigando a ocorrência, procedência e os principais enfoques dos objetivos desses estudos para, assim, realizar apontamentos acerca das produções científicas brasileiras sobre Clubes de Ciências. O presente estudo compreende uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica de teses e dissertações disponíveis nos Bancos de Teses e Dissertações da CAPES e da BDTD durante o período de 2011 a 2020, cujos dados foram analisados por meio do método da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram uma maior concentração de pesquisas nas regiões Norte e Sul do País, apresentando como principais participantes estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A análise dos objetivos possibilitou a identificação de cinco categorias de acordo com a questão central de enfoque dos trabalhos, sendo elas: Promoção da Alfabetização Científica e construção do conhecimento científico dos alunos, Investigações sobre desenvolvimento dos Clubes de Ciências, Formação de professores, Contribuições na formação dos estudantes e Espaço para iniciação e divulgação científica. Concluímos que os Clubes de Ciências possuem grande relevância para o ensino de ciências, sendo uma importante ferramenta de alfabetização científica dos estudantes, contribuindo, assim, para a formação pessoal e científica. 

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Biografia do Autor

  • Nilciane Pinto Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

    Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2006), especialização em Vigilância em Saúde: Controle de Zoonoses pelo Instituto de Medicina Tropical do Tocantins e especialização em Embriologia Clínica pela Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto. Atualmente trabalha como docente do ensino fundamental e médio na rede estadual de ensino (funcionária pública efetiva) e como embriologista na área da reprodução humana assistida. Cursando mestrado em Ensino de Ciências e Matemática ( PPGecim) - UFT.

  • Rodney Haulien Oliveira Viana, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

    Biólogo pela Universidade Estadual do Mato Grosso, Doutor em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor e Curador do Herbário da Universidade Federal do Tocantins. Tem como área de Estudo a Ecologia Vegetal e o Ensino de Botânica. Doutor em Botânica (UFV). Professor Adjunto UFT, Araguaína, Tocantins, Brasil.

  • Gecilane Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

    Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - (1996). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - IE/UFMT - (2009). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - REAMEC/UFMT/UEA/UFPA - (2014). Atualmente é professor adjunto IV na UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT. Coordenador do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM. Coordenador da Feira de Ciências do Estado do Tocantins - UFT/CNPq. Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e espaços não formais de aprendizagem - "In memoriam"

  • Leonardo Cipriano Nogueira, Secretaria de Educação (SEDUC), Araguaína, Tocantins, Brasil

    Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT - (2016). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (PPGecim/UFT). Atualmente é professor da educação básica do Estado do Tocantins - SEDUC - TO. Professor Preceptor do programa Residência Pedagógica Núcleo Biologia - UFT. Experiência docente pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e pelo PIMI (Programa Institucional de Monitoria Indígena) - UFT (2016). Desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de ensino de ciências - metodologias no ensino ciências, formação de professores e feiras de ciências.

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Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Educação em Ciências

Como Citar

CLUBE DE CIÊNCIAS: UM OLHAR A PARTIR DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21079, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12435. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12435. Acesso em: 16 abr. 2025.