AS PESQUISAS SOBRE O USO DE SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA NO BRASIL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11147

Palavras-chave:

Ensino de Matemática e tecnologias, Estado do conhecimento, Geometria Plana, Ensino Médio, Geogebra

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foram realizados o mapeamento e a análise das pesquisas publicadas entre 1987 e 2017, que abordam o ensino de geometria plana no ensino médio com o uso de softwares de geometria dinâmica como recurso didático. Para tanto, os procedimentos metodológicos do Estado do Conhecimento nos guiaram no planejamento, na organização, análise e apresentação dos dados encontrados. O campo empírico baseou-se nos bancos de dados das bibliotecas de instituições que possuem mestrado e doutorado relacionados à Educação Matemática e no Banco de Teses e Dissertações (BDTD) da CAPES. Definiu-se como marco inicial o ano de 1987, por ser o ano de criação do 1º software de geometria dinâmica e 2017 como marco final devido ao de que o levantamento foi realizado em 2018. Os resultados indicam o Geogebra como o software mais utilizado nas experiências com o ambiente dinâmico. Outro aspecto que emerge dos dados coletados são influências da teoria dos registros de representação semiótica e da didática francesa. As perspectivas são permeadas por uma discussão que valoriza o “aprender a aprender” e a formação para o mercado de trabalho, focando nos aspectos técnicos em detrimento da construção de conceitos geométricos.

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Biografia do Autor

Juliane da Cruz Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO. Especialista em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Arraias. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Arraias. Atuou como professora no Programa de Acesso ao Ensino Técnico e emprego (PRONATEC), ministrando a disciplina de Estatística I, bem como atuando como professora do curso FIC Auxiliar Administrativo nas cidades de Arraias/TO e Combinado/TO, respectivamente. Atua como tutora do curso de Matemática EAD, pela UFT- UAB/Capes há cinco anos. Professora de Matemática no Colégio Sesi/Goiânia. Desenvolve estudos relacionados a relação entre educação e tecnologias desde a graduação, bem como sobre políticas públicas educacionais e a utilização de softwares de geometria dinâmica no ensino de geometria.

Moema Gomes Moraes, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Goiás (UCG) , mestre em Ciências da Educação Superior pela Universidade de La Havana e doutora em Educação pela PUC-GO. É lotada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora na área de Educação e Tecnologias, Educação Matemática, Educação a Distância. Professora dos Programas de Pós-Graduação: Ensino na Educação Básica (CEPAE) e Educação e Ciências e Matemática (Planetário). Professora pesquisadora do grupo de pesquisa KADJÓT "Kadjót- Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação". Atualmente faz parte da equipe gestora, Pró-Reitoria de Graduação da UFG, exercendo o cargo de Diretora de Ensino da UFG. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2021-01-13

Como Citar

OLIVEIRA, J. da C.; GOMES MORAES, M. . AS PESQUISAS SOBRE O USO DE SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA NO BRASIL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21002, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11147. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11147. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática