O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS LICENCIATURAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES SUPERVISORES

Autores

  • Camila Rinaldi Bisconsini camibisconsini@gmail.com
    Universidade Estadual de Londrina http://lattes.cnpq.br/2170248293311171
  • Fabiane Castilho Teixeira fabianecteixeira@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Luíza Barbosa Anversa ana.beah@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira aaboliveira@uem.br
    Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação docente, Ensino

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar a perspectiva de um grupo de professores supervisores sobre o encaminhamento do estágio supervisionado em cursos de Licenciatura. Participaram da pesquisa seis professores supervisores de seis Licenciaturas que trabalham em um colégio de aplicação pedagógica do noroeste do Paraná. O instrumento foi um roteiro de entrevista semiestruturado. Para o tratamento dos dados recorreu-se à análise de conteúdo, a partir de categorias de análise traçadas a priori de acordo com o objetivo do estudo. Os supervisores que recebem os estagiários na escola destacam fragilidades nos encaminhamentos do estágio supervisionado, especialmente no acompanhamento dos orientadores da universidade, além disso, não se sentem parte da formação inicial dos estagiários, pois assumem tarefas pontuais que não impulsionam a aproximação entre escola e universidade.

Biografia do Autor

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Estudos do Movimento Humano

Fabiane Castilho Teixeira, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

Ana Luíza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

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Publicado

2019-04-03

Como Citar

Bisconsini, C. R., Teixeira, F. C., Anversa, A. L. B., & Oliveira, A. A. B. de. (2019). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS LICENCIATURAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES SUPERVISORES. Corpoconsciência, 23(1), 75–87. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7497

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