HISTÓRIA DE VIDA DE ERASMO PILOTTO: PAPEL DO EDUCADOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO PARANÁ-BRASIL

Autores

  • Vânia de Fátima Matias de Souza vfmatias@gmail.com
    Departamento de Educação Física - Universidade Estadual de Maringá
  • Bruna Garcia Cassiano brunagarcia.c@hotmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Luiza Barbosa Anversa ana.beah@gmail.com
  • Bruna Solera brunasoleraef@gmail.com
  • Luciane Cristina Arantes da Costa luarantes100@gmail.com

Palavras-chave:

História da Educação, Educação Física Escolar, Erasmo Pilotto.

Resumo

As discussões históricas nos permitem observar como se deu a construção de um ideal ou pensamento em um determinado momento da sociedade. Nesse enfoque o presente estudo tem por objetivo compreender como a educação física se contextualiza nas obras de Erasmo Pilotto e como suas propostas ideológicas influenciaram para a efetivação das aulas deste componente curricular na educação primária paranaense. Adotou-se a pesquisa do tipo bibliográfica, analisando a partir do recorte temporal dos anos de 1950 a 1970, obras que auxiliaram na compreensão da interlocução de Erasmo Pilotto com a Educação Física escolar nas aulas dos anos iniciais. Identificou-se a defesa do educador pela educação física na escola primária, como forma de corroborar para a formação humana, destacando que ao se trabalhar o corpo proporciona-se o desenvolvimento social do homem, uma vez que Erasmo Pilotto defendia que, a criança precisava ter conhecimento de seu corpo para a sua transformação total.

Biografia do Autor

Vânia de Fátima Matias de Souza, Departamento de Educação Física - Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia e Educação Física, Mestre em Educação Física pelo programa de pós-graduação associado UEM/UEM, Doutora pelo Programa de pós graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar.

Bruna Garcia Cassiano, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá

Ana Luiza Barbosa Anversa

Mestre em Educação Física. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

Bruna Solera

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

Luciane Cristina Arantes da Costa

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Professora do Departamento de Educação Física UEM.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Souza, V. de F. M. de, Cassiano, B. G., Anversa, A. L. B., Solera, B., & da Costa, L. C. A. (2016). HISTÓRIA DE VIDA DE ERASMO PILOTTO: PAPEL DO EDUCADOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO PARANÁ-BRASIL. Corpoconsciência, 20(2), 105–114. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4373