HISTÓRIA DE VIDA DE ERASMO PILOTTO: PAPEL DO EDUCADOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO PARANÁ-BRASIL

Autores

  • Vânia de Fátima Matias de Souza vfmatias@gmail.com
    Departamento de Educação Física - Universidade Estadual de Maringá
  • Bruna Garcia Cassiano brunagarcia.c@hotmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Luiza Barbosa Anversa ana.beah@gmail.com
  • Bruna Solera brunasoleraef@gmail.com
  • Luciane Cristina Arantes da Costa luarantes100@gmail.com

Palavras-chave:

História da Educação, Educação Física Escolar, Erasmo Pilotto.

Resumo

As discussões históricas nos permitem observar como se deu a construção de um ideal ou pensamento em um determinado momento da sociedade. Nesse enfoque o presente estudo tem por objetivo compreender como a educação física se contextualiza nas obras de Erasmo Pilotto e como suas propostas ideológicas influenciaram para a efetivação das aulas deste componente curricular na educação primária paranaense. Adotou-se a pesquisa do tipo bibliográfica, analisando a partir do recorte temporal dos anos de 1950 a 1970, obras que auxiliaram na compreensão da interlocução de Erasmo Pilotto com a Educação Física escolar nas aulas dos anos iniciais. Identificou-se a defesa do educador pela educação física na escola primária, como forma de corroborar para a formação humana, destacando que ao se trabalhar o corpo proporciona-se o desenvolvimento social do homem, uma vez que Erasmo Pilotto defendia que, a criança precisava ter conhecimento de seu corpo para a sua transformação total.

Biografia do Autor

  • Vânia de Fátima Matias de Souza, Departamento de Educação Física - Universidade Estadual de Maringá
    Graduada em Pedagogia e Educação Física, Mestre em Educação Física pelo programa de pós-graduação associado UEM/UEM, Doutora pelo Programa de pós graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar.
  • Bruna Garcia Cassiano, Universidade Estadual de Maringá
    Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Luiza Barbosa Anversa

    Mestre em Educação Física. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

  • Bruna Solera

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

  • Luciane Cristina Arantes da Costa
    Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Professora do Departamento de Educação Física UEM.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

HISTÓRIA DE VIDA DE ERASMO PILOTTO: PAPEL DO EDUCADOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO PARANÁ-BRASIL. (2016). Corpoconsciência, 20(2), 105-114. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4373