PEDAGOGIA DO ESPORTE: UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO EM BASQUETEBOL A PARTIR DE CONCEITOS DO JOGO PAUTADOS NO MÉTODO DA FEDERAÇÃO ESPANHOLA
Palavras-chave:
Ensino, Jogos Esportivos Coletivos, Jovens AtletasResumo
O processo de ensino-aprendizagem do basquetebol deve priorizar pela formação nos aspectos técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural do aprendiz. Um programa esportivo que não contemple essas premissas pode provocar a especialização precoce. O método da Federação Espanhola de Basquete (FEB) refuta a especialização precoce propondo o jogo de ataque por Conceitos. O objetivo desse estudo foi analisar o método da FEB de iniciação e formação no basquetebol. Foi realizada uma pesquisa documental no website do Clube do Treinador vinculado à FEB e foram selecionados os documentos escritos por treinadores ou alguma Federação de Províncias. A análise se deu através da Análise Temática. Foram identificados cinco Conceitos ofensivos centrais de jogo e dez sub-conceitos, que podem ser utilizados de acordo com as situações do jogo no ataque. O método FEB apresenta grande vantagem, uma vez que não se diferencia as funções por posições e os jovens jogadores desenvolvem autonomia no jogo.Downloads
Publicado
2017-02-27
Como Citar
Maricone, L. M., Santos, Y. Y. S. dos, Pérez, B. L., & Galatti, L. R. (2017). PEDAGOGIA DO ESPORTE: UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO EM BASQUETEBOL A PARTIR DE CONCEITOS DO JOGO PAUTADOS NO MÉTODO DA FEDERAÇÃO ESPANHOLA. Corpoconsciência, 20(3), 57–67. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4489
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).