SENSIBILIDADE À IGUALDADE DE GÊNERO NO FUTEBOL
PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
DOI:
10.51283/rc.28.e17194Palavras-chave:
Futebol, Educação Física Escolar, Igualdade de Gênero, SexismoResumo
O presente estudo objetivou analisar as opiniões e posicionamentos de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em relação à igualdade de Gênero no futebol no ambiente escolar e alto rendimento. Para isso, utilizou-se um questionário denominado EAIGFU (Escala de Atitudes para a Igualdade de Gênero no Futebol Escolar), desenvolvido por pesquisadores espanhóis e validado no Brasil, obtendo-se 187 respostas de estudantes com idades entre 12 e 18 anos. Para as análises, utilizou-se o software Statistical Pachage for Social Sciences (SPSS) que agrupou as respostas em três clusters. Os resultados apontam para opiniões e posicionamentos que transitam entre os espectros igualitários e sexistas nos clusters 1 e 2, com maior predomínio de respostas sexistas no 2 e de incertezas no 1 e uma consistência de respostas igualitárias do cluster 3, formado em sua maioria por meninas em oposição aos dois primeiros majoritariamente masculinos.
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