Revista Corpoconsciência, v. 25, n. 3, suplemento 1, set./ dez., 2021

					Visualizar Revista Corpoconsciência, v. 25, n. 3, suplemento 1, set./ dez., 2021

APRESENTAÇÃO

 

Trata-se da primeira edição do Congresso Internacional de Educação Física Escolar, evento acadêmico-científico organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF - com a finalidade de reunir os mestres egressos da primeira turma, os professores que participam da segunda turma, professores da Educação Básica, pesquisadores da Educação Física escolar e demais interessados, para o debate de temas relacionados à área.

Foi estruturado por meio de Eventos Preliminares e o Evento Culminante. Os Eventos Preliminares consistiram em mesas redondas, com a apresentação de um egresso da primeira turma cujo produto educacional era representativo do tema da Etapa e de um conferencista que apresentou produção/experiência relevante no contexto da Educação Física Escolar, na mesma temática. A Etapas ocorreram nas seguintes datas: Etapa 1 - 23/07/2021 “ProEF e Problemáticas da Educação Física Escolar”; Etapa 2 - 20/08/2021 “ProEF e Escola, Educação Física e Planejamento”; Etapa 3 - 01/10/2021 “ProEF e Metodologia de Ensino da Educação Física; Etapa 4 - 29/10/2021 “ProEF e Escola, Educação Física e Inclusão”.

No Evento de Culminância foram organizadas mesas redondas com dois professores convidados (da rede e externos) e um mediador (coordenador de núcleo), referentes aos temas das linhas de pesquisa do programa (Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Física no anos finais do Ensino Fundamental e Educação Física no Ensino Médio) e uma conferência final com convidados internacionais e anúncio do Prêmio Suraya Darido, aos melhores Produtos Educacionais apresentados pelos egressos do programa. Houve ainda dois períodos de apresentação de trabalhos, sendo referentes aos produtos educacionais, relatos de experiência ou pesquisas da área da Educação Física Escolar.

Dessa forma, apresentamos aos leitores os anais do Congresso Internacional de Educação Física Escolar, que abriga os relatos de experiência apresentados na etapa de culminância.

Boa leitura!

Publicado: 2022-02-15

Artigos