TRABALHO E CONSUMO, MÍDIA E LUTAS: CONSTRUÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino gustavo_rufino_6@hotmail.com
    Unesp - Rio Claro

Palavras-chave:

Temas Transversais, Educação Física escolar, Formação de professores, Cultura Corporal de Movimento, Vídeo educativo.

Resumo

Este trabalho objetivou analisar o processo de construção, implementação e avaliação de um vídeo didático relacionando o conteúdo das lutas ao tema transversal trabalho e consumo nas aulas de Educação Física. O material foi avaliado por 6 especialistas por meio de questionário e por 5 professores por meio de um grupo focal. Os resultados foram organizados em 2 categorias: 1) Análise do vídeo educativo: o conteúdo das lutas e suas possibilidades pedagógicas para as aulas de Educação Física; 2) Possibilidades de utilização de vídeos didáticos nas aulas de Educação Física, impacto das mídias na sociedade e sua relação com o tema trabalho e consumo. Conclui-se que o vídeo atendeu aos objetivos propostos uma vez que contemplou formas de se relacionar o conteúdo das lutas com o tema trabalho e consumo. Além disso, o material apresentou-se como uma forma de instigar o tratamento pedagógico das lutas durante as aulas de Educação Física.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unesp - Rio Claro

Doutorando em Ciências da Motricidade - Unesp Rio Claro.

Downloads

Publicado

2017-02-27

Como Citar

Rufino, L. G. B. (2017). TRABALHO E CONSUMO, MÍDIA E LUTAS: CONSTRUÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Corpoconsciência, 20(3), 77–91. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4475