ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIRO
Palavras-chave:
Educação física escolar, conteúdo, atividades circensesResumo
O estudo objetivou analisar a implementação de uma unidade didática de atividades circenses em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do interior paulista. Utilizou-se da pesquisa-ação, consolidada em dez aulas-intervenções. Para coletas de dados foram elaborados diários de aula e roda de conversas na perspectiva do grupo focal. A análise dos dados revelou duas categorias temáticas: i) a unidade didática das atividades circenses e a participação dos alunos; ii) as dificuldades, limitações e possibilidades. Observamos o potencial educativo na dimensão procedimental do conteúdo, bem como as conquistas em âmbito conceitual e atitudinal, possibilitando às crianças o direito de conhecer, vivenciar e recriar as experiências corporais como fenômeno cultural do movimento.Downloads
Publicado
2016-12-23
Como Citar
Zanotto, L., & Souza Junior, O. M. de. (2016). ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIRO. Corpoconsciência, 20(2), 23–32. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4308
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).