PROCESSOS EDUCATIVOS EMERGENTES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O FUTEBOL DE BOTÃO COMO TEMA GERADOR

Autores

  • Cauê dos Santos Agostini cauedossantosagostini@gmail.com
    UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Osmar Moreira de Souza Júnior osmar@ufscar.br
    UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Temas Transversais, Pedagogia de Projetos, Processos Educativos, Futebol de Botão

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo investigar os processos educativos emergentes da pedagogia de projetos, orientada pelo futebol de botão como tema gerador. Trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico realizado em um colégio privado por meio de observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que do trabalho por projeto emergiram processos educativos que ultrapassaram seu objetivo inicial que seria aprender a desenhar e imprimir material em 3D, evidenciando aprendizagens relacionadas ao trabalho em equipe e aos processos educativos e produtivos demandados pela customização dos times de futebol de botão.

Biografia do Autor

Cauê dos Santos Agostini, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Estudante de Licenciatura em Educação Física, na Universidade Federal de São Carlos.

Membro do grupo de estudos ProFut.

Osmar Moreira de Souza Júnior, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação Física pela FEF - Unicamp e docente no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana na UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2020-04-03

Como Citar

Agostini, C. dos S., & Souza Júnior, O. M. de. (2020). PROCESSOS EDUCATIVOS EMERGENTES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O FUTEBOL DE BOTÃO COMO TEMA GERADOR. Corpoconsciência, 24(1), 17–28. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8938

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