PROCESSOS EDUCATIVOS EMERGENTES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O FUTEBOL DE BOTÃO COMO TEMA GERADOR
Palavras-chave:
Temas Transversais, Pedagogia de Projetos, Processos Educativos, Futebol de BotãoResumo
A presente pesquisa teve por objetivo investigar os processos educativos emergentes da pedagogia de projetos, orientada pelo futebol de botão como tema gerador. Trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico realizado em um colégio privado por meio de observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que do trabalho por projeto emergiram processos educativos que ultrapassaram seu objetivo inicial que seria aprender a desenhar e imprimir material em 3D, evidenciando aprendizagens relacionadas ao trabalho em equipe e aos processos educativos e produtivos demandados pela customização dos times de futebol de botão.Referências
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da educação, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.
FOER, Franklin. Como o futebol explica o mundo: um olhar inesperado sobre a globalização. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
OLIVEIRA, Cacilda Lages. Significados e contribuições da afetividade, no contexto da metodologia de projetos, na educação básica. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2006.
OLIVEIRA, Maria Waldenez de e colaboradores. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues (Orgs.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014.
SENA, Marina Tizzot Borges da Cruz; FINATTI, Jussara Riva. O processo de ensino-aprendizagem a partir de projetos de trabalho em uma abordagem crítica. In: Congresso Nacional de Educação, X, 2011. Anais... Curitiba, PR, 2011.
SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; DARIDO, Suraya Cristina. Refletindo sobre a tematização do futebol na educação física escolar. Motriz, v. 16, n. 4, p. 920-930, out./ dez., 2010.
WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).