PROCESSOS EDUCATIVOS EMERGENTES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O FUTEBOL DE BOTÃO COMO TEMA GERADOR

Autores

  • Cauê dos Santos Agostini UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Osmar Moreira de Souza Júnior UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Temas Transversais, Pedagogia de Projetos, Processos Educativos, Futebol de Botão

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo investigar os processos educativos emergentes da pedagogia de projetos, orientada pelo futebol de botão como tema gerador. Trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico realizado em um colégio privado por meio de observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que do trabalho por projeto emergiram processos educativos que ultrapassaram seu objetivo inicial que seria aprender a desenhar e imprimir material em 3D, evidenciando aprendizagens relacionadas ao trabalho em equipe e aos processos educativos e produtivos demandados pela customização dos times de futebol de botão.

Biografia do Autor

Cauê dos Santos Agostini, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Estudante de Licenciatura em Educação Física, na Universidade Federal de São Carlos.

Membro do grupo de estudos ProFut.

Osmar Moreira de Souza Júnior, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação Física pela FEF - Unicamp e docente no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana na UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Referências

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da educação, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.

FOER, Franklin. Como o futebol explica o mundo: um olhar inesperado sobre a globalização. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

OLIVEIRA, Cacilda Lages. Significados e contribuições da afetividade, no contexto da metodologia de projetos, na educação básica. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2006.

OLIVEIRA, Maria Waldenez de e colaboradores. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues (Orgs.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014.

SENA, Marina Tizzot Borges da Cruz; FINATTI, Jussara Riva. O processo de ensino-aprendizagem a partir de projetos de trabalho em uma abordagem crítica. In: Congresso Nacional de Educação, X, 2011. Anais... Curitiba, PR, 2011.

SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; DARIDO, Suraya Cristina. Refletindo sobre a tematização do futebol na educação física escolar. Motriz, v. 16, n. 4, p. 920-930, out./ dez., 2010.

WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Downloads

Publicado

2020-04-03

Como Citar

Agostini, C. dos S., & Souza Júnior, O. M. de. (2020). PROCESSOS EDUCATIVOS EMERGENTES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O FUTEBOL DE BOTÃO COMO TEMA GERADOR. Corpoconsciência, 24(1), 17-28. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8938