A DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO NO IFMT

Autores

  • Larissa Beraldo Kawashima larissa.kawashima@ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Marcelo Gomes Alexandre marcelo.alexandre@ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Marcos Roberto Godoi mrgodoi78@hotmail.com
    Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso
  • Elisangela Almeida Barbosa elisangela.almeida@ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

DOI:

10.51283/rc.v26i1.13482

Palavras-chave:

Dança, Ensino Remoto, Ensino Médio, Educação Física

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar e descrever uma experiência com o ensino remoto da Dança nas aulas de Educação Física com turmas do Ensino Médio integrado durante o contexto da pandemia de COVID-19. A apresentação da experiência seguiu os caminhos percorridos na sequência pedagógica construída, sendo estruturada a partir da elaboração coletiva do plano de ensino/aula entre os professores das turmas envolvidas e o desenvolvimento dos conteúdos durante as aulas. Os conteúdos selecionados estavam relacionados ao ensino da dança, como conceito de ritmo e dança, classificações segundo construção histórica e os preconceitos relacionados às danças. Encontramos estratégias que permitiram desenvolver o conteúdo durante as aulas propostas, de forma que os alunos pudessem conhecer e vivenciar algumas danças, mesmo que através de acesso e produção de vídeos, exigindo pesquisa e dinamicidade de nós, professores, para promover um encontro entre as linguagens utilizadas (corporal, visual, midiática) e os interesses dos alunos.

Referências

BARBOSA, Elisangela Almeida. A dança na formação de professores de educação física: saberes e conhecimentos na intervenção profissional. 2011. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2011.

BATISTA, Alison Pereira e colaboradores. A dança nas aulas de educação física no ensino médio: reflexões sobre o uso do xbox como ferramenta de ensino e aprendizagem. In: BATISTA, Alison Pereira e colaboradores (Orgs.). Educação física no IFRN. Natal, RN: IFRN, 2016.

BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conteúdo “dança” em aulas de educação física: temos o que ensinar? Pensar a prática, v. 6, p. 45-58, 2006.

CHIZZOTTI, Antônio. Metodologia do ensino superior: o ensino com pesquisa. In: CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2013.

CORREIA, Walter Roberto. Educação física no ensino médio: questões impertinentes. 2. ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade (Orgs.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos e colaboradores. Dança no ensino médio: da contextualização à prática. In: DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação física no ensino médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí, RS: Unijuí, 2017.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

GASPARI, Telma Cristiane. Dança. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade (Orgs.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

GODOI, Marcos e colaboradores. O ensino remoto durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de educação física. Research, society and development, v. 9, n. 10, p. e4309108734, 2020.

GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane de Almeida. Temos que nos reinventar-: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, v. 1, n. 36, p. 86-101, 2020.

GODOI, Marcos e colaboradores. Les défis et les apprentissages des formateurs d’enseignants d’éducation physique pendant la pandémie de COVID-19 au Brésil. Revue internationale des technologies en pédagogie universitaire, v. 18, n. 1, p. 5-20, 2021.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. In: Cadernos de formação RBCE, v. 1, n. 1, 2009, p. 9-24.

KAWASHIMA, Larissa Beraldo; MOREIRA, Evando Carlos. A educação física no ensino médio. In: KAWASHIMA, Larissa Beraldo; MOREIRA, Evando Carlos (Orgs.). Educação física no ensino médio: reflexões e práticas exitosas [e-book]. Cuiabá, MT: EdUFMT Digital, 2020.

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MENDES, Miriam Garcia. A dança. 2. ed. São Paulo: Ática, 2001.

MOREIRA, Evando Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov; LOPES, Tomires Campos. Desafios e propostas para a educação física no ensino médio. In: MOREIRA, Evando Carlos; NISTA- PICCOLO, Vilma Lení (Orgs.). O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009.

NANNI, Dionísia. Dança educação: princípios, métodos e técnicas. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

NEIRA, Marcos Garcia. Análise e produção de relatos de experiência da educação física cultural: uma alternativa para a formação de professores. Textos FCC, v. 53, p. 52-64, 2017.

SBORQUIA, Silvia Pavesi. A dança no contexto da educação física: os (des) encontros entre a formação e a atuação profissional. 2002. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2002.

SBORQUIA, Silvia Pavesi; GALLARDO, J. S. P. As danças na mídia e as danças na escola. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 23, n. 2, p. 105-118, 2002.

SBORQUIA, Sivlia Pavesi; NEIRA, Marcos Garcia. Danças folclóricas e populares no currículo da educação física: possibilidades e desafios. Motrivivência, v. 20, n. 31, p. 79-98, dez., 2008.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Kawashima, L. B., Alexandre, M. G., Godoi, M. R., & Barbosa, E. A. (2022). A DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO NO IFMT. Corpoconsciência, 26(1), 150–167. https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.13482

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS