PROJETOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES
Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Física, Saúde, Esporte,Resumo
Este artigo de revisão objetiva compreender a produção sobre currículo orientado por projetos de trabalho. Entendemos que a ação didática dos projetos, pode constituir-se em uma interessante alternativa para (re)pensar a Educação Física na escola e firmar a sua legitimidade como componente curricular da Educação Básica.Para tal, como parte de uma pesquisa sobre este tema, foi realizada uma revisão nos periódicos nacionais de A2 a B5, conforme o Qualis CAPES vigente, em interface com as ciências sociais e humanas. Foram selecionados 27 periódicos e 6 artigos encontrados em que a Educação Física emergisse de maneira central na organização por projetos de trabalho. Não foi delimitado "recorte temporal" para o estudo. Os resultados apontam que embora a ação didática dos projetos de trabalho tenham uma produção consistente na área da Educação, ainda é pouco reconhecida e estudada na área da Educação Física.
Palavras chave: Projetos de trabalho; Educação Física Escolar;Currículo; Interdisciplinaridade;revisão integrativa;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).