A ELABORAÇÃO DE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DE JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS

Autores

Palavras-chave:

Jogo Reduzido, Ensino, Futebol, Futsal

Resumo

No cenário atual, a perspectiva mecanicista vem cedendo espaço para propostas sistêmicas de ensino e treinamento do esporte. Isso significa que os exercícios para o desenvolvimento da técnica, realizados sem oposição, vêm sendo substituídos por atividades contextualizadas, que integram a técnica à tática. De maneira geral, entende-se que a melhor forma de se aprender a jogar é jogando, principalmente a partir de versões modificadas de jogo, que se popularizaram pelo termo Jogo Reduzido (JR). Visando auxiliar na construção de atividades de natureza sistêmica, o presente trabalho tem como objetivo oferecer uma matriz original para classificação e elaboração do JR, concebida a partir da reflexão sobre a utilização do jogo como ferramenta de ensino e a definição de objetivos pedagógicos, com exemplos no futebol e futsal. Pretende-se indicar contextos para a implementação do JR que podem ser estendidos, inclusive, para outras modalidades esportivas.

Biografia do Autor

Thiago André Rigon, Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP)

Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte (EEFE-USP)

Rafael Batista Novaes, Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP)

Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte (EEFE-USP)

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Rigon, T. A., Novaes, R. B., & Tsukamoto, M. H. C. (2020). A ELABORAÇÃO DE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DE JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS. Corpoconsciência, 24(2), 172–186. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10713

Edição

Seção

Seção Temática - IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO JOGO NAS PRÁTICAS CORPORAIS