MAPEAMENTO DE ELEMENTOS TÁTICO-ESTRATÉGICOS DO JOGO DE FUTSAL

Autores

  • Thiago André Rigon thiago.rigon@usp.br
    Universidade de São Paulo
  • Rafael Batista Novaes rafael.novaes@ifsp.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas ldantas@usp.br
    Universidade de São Paulo

DOI:

10.51283/rc.v26i2.13189

Palavras-chave:

Futebol, Lógica Interna do Esporte, Comportamento Tático, Modelo do Jogo

Resumo

O objetivo do trabalho foi mapear sistemicamente os principais elementos tático-estratégicos do jogo de futsal. Para tanto, foi utilizado o programa CmapTools para listar e articular os conceitos de uma dimensão genérica do jogo (invariante) e outra referente ao comportamento de jogadores e equipes (variável). Com base em uma pesquisa bibliográfica, foram levantados os principais conceitos tático-estratégicos do jogo. Em seguida, os conceitos foram definidos operacionalmente, organizados (agrupados) em um mapa semiestruturado e articulados em um mapa conceitual. Foi utilizada a Tabela de Clareza Proposicional para analisar o conteúdo das proposições apresentadas. Como resultado, a partir de ajustes realizados, originou-se um mapa conceitual final. A tecnologia de mapeamento conceitual mostrou-se útil para a descrição dos elementos tático-estratégicos do futsal, pois permitiu clarificar e organizar os conteúdos do jogo de maneira sistêmica. Espera-se que o trabalho auxilie na definição dos conteúdos de ensino-treinamento e avaliação do desempenho no futsal.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas, Universidade de São Paulo

 

 

 

Referências

AGUIAR, Joana Guilares de; CORREIA, Paulo Rogério Miranda. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referência e propondo atividades de treinamento. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências, v. 13, n. 2, p. 141-157, 2013.

______. Um novo olhar sobre a vida acadêmica: estudo de caso sobre as concepções de docentes universitários. Educação e pesquisa, v. 45, e193301, p. 1-30, 2019.

ARAÚJO, Duarte (Ed.). O contexto da decisão: A acção táctica no desporto. Lisboa, Portugal: Visão e Contexto, 2005.

ARAÚJO, Duarte; DAVIDS, Keith. What exactly is acquired during skill acquisition? Journal of consciousness studies, v. 18, p. 7–23, 2011.

BATISTA, Paula; GRAÇA, Amândio; MATOS, Zélia. Competencia - entre significado y concepto. Contextos educativos, v. 10, p. 7-28, 2007.

BAYER, Claude. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa, Portugal: Dinalivro, 1994.

BOTA, Ioan; COLIBABA-EVULET, Dumitru. Jogos desportivos colectivos: teoria e metodologia. Lisboa, Portugal: Horizontes Pedagógicos, 2001.

BRAZ, Jorge e colaboradores. Futsal: os fundamentos do jogo. Lisboa, Portugal: Cultura, 2021a.

BRAZ, Jorge e colaboradores. Guarda-redes: um posto específico. Lisboa, Portugal: Cultura, 2021b.

BUTTON, Christian e colaboradores. Dynamics of skill acquisition: an ecological dynamics rationale. 2nd. ed. Champaign, Ilinois, USA: Human Kinetics, 2020.

CACHULO, Eduardo; MENDES, Rui. Guarda-redes de futebol: treino e jogo. Estoril, Portugal: Prime Books, 2020.

CAÑAS, Alberto e colaboradores. CmapTools: A knowledge modeling and sharing environment. In: CAÑAS, Alberto; NOVAK, Joseph; GONZÁLEZ, Fermín (Eds.). Concept maps: theory, methodology, technology, Proceedings of the 1st International Conference on Concept Mapping. Pamplona, Spain: Universidad Pública de Navarra, 2004, p. 125-134.

CAÑAS, Alberto; NOVAK, Joseph; REISKA, Priit. How good is my concept map? Am I a good Cmapper? Knowledge management & e-learning, v. 7, n. 1, p. 6-19, 2015.

CARVALHO, João e colaboradores. Dynamics of players’ relative positioning during baseline rallies in tennis. Journal of sports sciences, v. 31, n. 14, p. 1596-1605, 2013.

CASARIN, Rodrigo Vicenzi e colaboradores. Modelo de jogo e processo de ensino no futebol: princípios globais e específicos. Movimento, v. 17, n. 3, p 133-152, 2011.

CASTELO, Jorge. Futebol: Estrutura dinâmica do jogo. Lisboa, Portugal: FMH, 2004.

CORRÊA, Umberto César e colaboradores. The game of futsal as an adaptive process. Nonlinear dynamics, psychology, and life sciences, v. 16, n. 2, 185-204, 2012.

CORREIA, Paulo Rogério Miranda e colaboradores. Por que vale a pena usar mapas conceituais no ensino superior? Revista da graduação da USP, v. 1, n. 1, p. 41-51, 2016.

COSTA, Israel Teoldo e colaboradores. Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação. Motriz, v. 15, n. 3, p. 657-668, 2009.

DAOLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos - modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 10, n. 4, p. 99-103, 2002.

DREZNER, Rene e colaboradores. A method for classifying and evaluating the efficiency of offensive playing styles in soccer. Journal of physical education and sport, v. 20, n. 3, p. 1284- 94, 2020.

FOLLMAN, Natiele. A sistematização da lógica do futsal pela praxiologia motriz. 2019. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.

GARGANTA, Julio. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In GRAÇA, Amândio; Oliveira, Jorge (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Porto, Portugal: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1995.

______. Modelação táctica do jogo de futebol: estudo da estrutura ofensiva em equipas de alto rendimento. 1997. 292f. Tese (Doutorado em Ciências do Desporto). Universidade do Porto, Porto, Portugal, 1997.

GARGANTA, Julio; GRÉHAIGNE, Jean-Francis. Abordagem sistémica do jogo de futebol: moda ou necessidade. Movimento, v. 5, n. 10, p. 40-50, 1999.

GRÉHAIGNE, Jean-Francis. La organización del juego en el fútbol. Barcelona, Espanha: INDE, 2001.

GRÉHAIGNE, Jean-Francis; GODBOUT, Paul. Dynamic systems theory and team sport coaching. Quest, v. 66, n. 1, p. 96-116, 2014.

HAY, David; KINCHIN, Ian; LYGO-BAKER, Simon. Making learning visible: the role of concept mapping in higher education. Studies in higher education, v. 33, n. 3, p. 295-311, 2008.

NAZARETH, Eduardo Fernandes. Esporte como experiência: uma análise fenomenológico-pragmática do jogo coletivo. Rio de Janeiro: Azougue, 2015.

NOVAES, Rafael Batista, RIGON, Thiago André; DANTAS Luiz Eduardo Pinto Bastos Tourinho. Modelo do jogo de futsal e subsídios para o ensino. Movimento, v. 20, n. 3, p. 1039-1060, 2014.

PARLEBAS, Pierre. Juegos, deporte y sociedad. Léxico de praxiología motriz. Institut National du Sport et de l’Éducation Physique. Barcelona, Espanha: Paidotribo, 2001.

RIGON, Thiago André e colaboradores. Elaboração e validação preliminar de categorias de observação do comportamento tático do goleiro de futsal. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF FUTSAL, 3, 2021, Anais... Brasília, DF, 2021.

RIGON, Thiago André e colaboradores. O efeito de jogos reduzidos de futsal no comportamento tático de iniciantes. Journal of sport pedagogy and research, v. 6, n. 3, p. 33-41, 2020.

RIGON, Thiago André. Elaboração de Peneiras de Futsal: orientação para técnicos e professores. In: BASSANEZE, Bruno (Org.). Manual do futebol peneira: tudo para você mudar o jogo. Natal, RN: Primeiro Lugar, 2021.

RIGON, Thiago André; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho. Mapeamento conceitual para organizar o conteúdo do jogo esportivo. Revista currículo e docência, v. 3, n. 3, p. 37-50, 2021.

RIGON, Thiago André; NOVAES, Rafael Batista; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz. A elaboração de uma matriz de referência para o ensino de jogos esportivos coletivos. Corpoconsciência, v. 24, n. 2. p. 172-186, 2020.

RIGON, Thiago André; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz, NOVAES, Rafael Batista. As propostas alternativas de ensino das modalidades esportivas coletivas: considerações sobre a prática. Coleção pesquisa em educação física, v. 17, n. 4, p. 33-41, 2018.

SANTANA, Wilton Carlos. A visão estratégico-tática de técnicos campeões da Liga Nacional de futsal. 2008. 260f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008.

SANTANA, Wilton Carlos; RIBEIRO, Daniel Augusto; FRANÇA, Vinicius Santos. 70 contextos de exercitação tática para o treinamento do futsal. 2. ed. Londrina, PR: Companhia Esportiva, 2016.

SCAGLIA, Alcides José e colaboradores. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo operacional sistêmico. Movimento, v. 19, n. 4, p. 227-249, 2013.

TEODORESCU, Leon. Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos. Lisboa, Portugal: Livros Horizontes, 1984.

TRAVASSOS, Bruno. Manipulação de exercícios de treino no futsal: da conceptualização à práctica. Estoril, Portugal: Prime Books, 2020.

TRAVASSOS, Bruno; ARAÚJO, Duarte; DAVIDS, Keith. Is futsal a donor sport for football? Exploiting complementarity for early diversification in talent development. Science and medicine in football, v. 2, n. 1, p. 66-70, 2017.

Downloads

Publicado

2022-08-03

Como Citar

Rigon, T. A., Novaes, R. B. ., & Dantas, L. E. P. B. T. . (2022). MAPEAMENTO DE ELEMENTOS TÁTICO-ESTRATÉGICOS DO JOGO DE FUTSAL. Corpoconsciência, 26(2), 116–133. https://doi.org/10.51283/rc.v26i2.13189

Edição

Seção

Seção Temática - PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESAFIOS E TEMAS EMERGENTES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)