ENTOMOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS ATRAVÉS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
DOI:
10.26571/reamec.v8i1.9721Palavras-chave:
Prática educativa. Entomologia. Sequência didática.Resumo
Dentre os conteúdos abordados em Biologia temos a Entomologia, que procura realizar o estudo dos insetos, seus caracteres e sua relevância no ambiente. O presente trabalho objetivou compreender a percepção entomológica que os dos alunos do Ensino Médio apresentam ao estudar essa temática. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e observações, com alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, além de serem realizadas aulas-encontros que abordavam o tema insetos mediante várias modalidades didáticas. Diante dos resultados obtidos, notou-se que os alunos passaram a compreender melhor os insetos e suas funções na natureza, afastando-se assim de conceitos antropocêntricos e passando a encarar estes invertebrados de forma mais ecocêntrica, visando a interação harmônica entre a espécies, especialmente a humana. Percebeu-se que através da metodologia adotada, foi possível ampliar conceitos, integrar saberes e promover uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.
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