PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO, SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES, MUNICÍPIO DE DIAMANTINO-MT
DOI:

Palavras-chave:
Escola do Campo. Ensino. Aprendizagem.Resumo
O artigo apresenta a análise do processo de avaliação de aprendizagem no cotidiano escolar dos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Décio Luiz Furigo, pela ótica dos professores da escola. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Para realizar a pesquisa utilizou-se questionário aberto, além da observação direta dos sujeitos envolvidos, professores e alunos. A pesquisa desenvolveu-se na escola do campo, localizada em Deciolândia, município de Diamantino, Mato Grosso. O marco teórico está apoiado nos estudos de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Gasparin, entre outros. Os problemas da avaliação estão relacionados à concepção de ensino e aprendizagem aplicadas na escola, que muitas vezes reduzem o processo avaliativo à aplicação de provas e testes mensais, bimestrais ou semestrais. Percebeu-se no desenvolvimento da investigação que a avaliação é direcionada, e, embora usando diversos instrumentos considerados modernos, esta classifica os alunos, fazendo uma seleção dos que podem ser aprovados e dos que não podem ser aprovados. Por meio deste estudo percebeu-se que os professores precisam se aprofundar mais em relação ao processo avaliativo, pois é muito importante para o aluno e muitas vezes não é utilizado como deveria ser.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. B.; PERON, L. C.; DESIDÉRIO, R. Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná. Estudos em Avaliação Educacional, v. 20, n. 44, p. 389-410, 2009.
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica:um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2007.
BOAS, B. M. F. V. Virandoa escola ao avesso por meio da avaliação. Campinas SP: Papirus, 144 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).2008.
ESTEBAN, M. T. Avaliação no cotidiano escolar. In ESTEBAN, Maria Teresa (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.
FERNANDES, D. Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: questões teóricas, práticas e metodológicas. In: ALVES, Maria Palmira; KETELE, Jean-Marie de (orgs.). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto Editora: Portugal, 131-142.2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GASPARIN, J. L. Avaliação na perspectiva histórico-crítica. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, 2011, Curitiba. 2011.
GUBA, E. Toward a Methodology of Naturalistic Inquiry in Educational Evaluation. CSE Monograph Series in Evaluation, 8. 1978.
HOFFMANN, J. Pontos & Contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 1998.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Vol. 11. Porto Alegre: Mediação, 2006.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e a incerteza. Trad. de Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 28 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Didática: coleção magistério, formação do professor. 27ª edição. São Paulo: Cortez, 2007.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos Revista Científica 4, no. 2: 79-88. 2002.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO. Metas e Bases para Ação de Governo. Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1970.
MORENO, G.; HIGA, T. C. S. Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, p. 16-31, 2005.
SANTOS, R. A. A importância da avaliação no processo ensino aprendizagem na disciplina de ciências. (Monografia) Especialização em Ensino de Ciências, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. 2012.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA REAMEC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.