O ENSINO DE DESENHO NO INSTITUTO PROFISSIONAL FEMININO ORSINA DA FONSECA: OS LIVROS DE LUIZ DUMONT

Jorge Alexandre dos Santos Gaspar, Lucia Maria Aversa Vilela

Resumo


Neste artigo tratamos o ensino de desenho na escola primária, nas primeiras décadas do Brasil República. Utilizamos como pano de fundo o Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca, no Rio de Janeiro e a obra de Luiz Dumont, de 1913. Durante este período histórico, foram publicadas algumas legislações que tratavam do ensino primário, das quais destacamos o Decreto 981 (BRASIL, 1890) que aprovava o regulamento da instrução primária e secundária no Distrito Federal, o Decreto 844 (BRASIL, 1901) que regulava o ensino primário do Distrito Federal e o Decreto 282 (BRASIL, 1902) que regulava o ensino profissional. A partir da base teórico-metodológica da História Cultural, articulou-se o cruzamento de vestígios obtidos majoritariamente nestas legislações e na obra do Professor Luiz Dumont, objetivou-se localizar a importância do desenho escolar como componente das propostas curriculares do ensino primário naquele período.

Palavras-chave


História das disciplinas escolares, ensino primário, desenho escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p60-76.i5296

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