Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 2 (2021): "Historiografia e Ensino de História"
v. 14 n. 2 (2021): "Historiografia e Ensino de História"
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2
Publicado:
2022-02-10
Dossiê Temático
Desvelando Relações entre Historiografia e Ensino De História
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1183
Isabel Barca, Maria Auxiliadora Schmidt, Estevão de Rezende Martins
01-07
PDF
UNIVERSAL HISTORY BEYOND ETHNOCENTRISM - PROBLEMS AND CHANCES
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1154
Jörn Rüsen
08-20
PDF
‘Because they measure success differently’: building students’ understandings of how historical accounts are made - possibility and potential
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1161
Arthur Chapman
21-37
PDF
Desafios para ensinar a pensar historicamente
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1159
Isabel Barca
38-62
PDF
Historical consciousness and identity formation: mutual dependency
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1158
Estevao Chaves de Rezende Martins
63-78
PDF
Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da Teoria e Filosofia da História – um olhar e diferentes perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1162
Thiago Augusto Divardim de Oliveira
79-104
PDF
Historiografia do Ensino de História no Brasil: questões de investigação na pesquisa em Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1160
Marlene Rosa Cainelli
105-123
PDF
O conceito de emancipação durante a mudança paradigmática da didática da história alemã
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1164
Rafael Saddi
124-149
PDF
A RECEPÇÃO DO CONCEITO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM TESES E DISSERTAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1153
Geyso Dongley Germinari
150-165
PDF
DIDÁTICA RECONSTRUTIVISTA DA HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DIALÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1149
Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
166-184
PDF
Artigos
Formación de docentes para trabajar pedagogías propias desde una perspectiva intercultural. Material didáctico
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1150
Laura Lima Muñiz, Graciela Herrera Labra
185-208
PDF
Biografias e educação histórica: biografias como narrativas formadoras na revista O Tico-Tico durante a Primeira República
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1157
Roberta Ferreira Gonçalves
209-231
PDF
MEU MUNDO PERDIDO, MEU MUNDO ENCONTRADO: MEMÓRIAS DE CAROLINA (MA), A CIDADE DAS MANGUEIRAS SECULARES
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1090
Maria de Fátima OLIVEIRA
232-254
PDF
A ESCOLA DE BEM MORRER: O MANUAL DA BOA MORTE DO JESUÍTA ITALIANO ANTÔNIO MARIA BONUCCI (1701)
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1119
Aguiomar Rodrigues Bruno
255-278
PDF
A (IN) JUSTIÇA COLONIAL NA CIDADE DE CORUMBÁ NO INÍCIO DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1102
Vivian da Veiga Silva, Losandro Antonio Tedeschi
279-295
PDF
O Discurso Do Centro Cultural Banco Do Brasil Brasília Entre Dois Contextos Sociais: Cultura Enquanto Arte E Hospitalidade Na Perspectiva Da Acolhida
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1092
Adelaide Cristina Nascimento de Oliveira, Eloísa Pereira Barroso
296-321
PDF
“Nós somos o Crime na Fronteira” As Bocas Familiares e o PCC “correndo junto” em corumbá-ms
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1088
Giovanni França Oliveira, Gustavo Villela Lima da Costa
322-346
PDF
Edição Atual