Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 2 (2021): "Historiografia e Ensino de História"
v. 14 n. 2 (2021): "Historiografia e Ensino de História"
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2
Publicado:
2022-02-10
Dossiê Temático
Desvelando Relações entre Historiografia e Ensino De História
Isabel Barca, Maria Auxiliadora Schmidt, Estevão de Rezende Martins
01-07
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1183
UNIVERSAL HISTORY BEYOND ETHNOCENTRISM - PROBLEMS AND CHANCES
Jörn Rüsen
08-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1154
‘Because they measure success differently’: building students’ understandings of how historical accounts are made - possibility and potential
Arthur Chapman
21-37
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1161
Desafios para ensinar a pensar historicamente
Isabel Barca
38-62
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1159
Historical consciousness and identity formation: mutual dependency
Estevao Chaves de Rezende Martins
63-78
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1158
Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da Teoria e Filosofia da História – um olhar e diferentes perspectivas
Thiago Augusto Divardim de Oliveira
79-104
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1162
Historiografia do Ensino de História no Brasil: questões de investigação na pesquisa em Ensino de História
Marlene Rosa Cainelli
105-123
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1160
O conceito de emancipação durante a mudança paradigmática da didática da história alemã
Rafael Saddi
124-149
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1164
A RECEPÇÃO DO CONCEITO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM TESES E DISSERTAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA
Geyso Dongley Germinari
150-165
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1153
DIDÁTICA RECONSTRUTIVISTA DA HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DIALÓGICA
Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
166-184
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1149
Artigos
Formación de docentes para trabajar pedagogías propias desde una perspectiva intercultural. Material didáctico
Laura Lima Muñiz, Graciela Herrera Labra
185-208
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1150
Biografias e educação histórica: biografias como narrativas formadoras na revista O Tico-Tico durante a Primeira República
Roberta Ferreira Gonçalves
209-231
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1157
MEU MUNDO PERDIDO, MEU MUNDO ENCONTRADO: MEMÓRIAS DE CAROLINA (MA), A CIDADE DAS MANGUEIRAS SECULARES
Maria de Fátima OLIVEIRA
232-254
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1090
A ESCOLA DE BEM MORRER: O MANUAL DA BOA MORTE DO JESUÍTA ITALIANO ANTÔNIO MARIA BONUCCI (1701)
Aguiomar Rodrigues Bruno
255-278
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1119
A (IN) JUSTIÇA COLONIAL NA CIDADE DE CORUMBÁ NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Vivian da Veiga Silva, Losandro Antonio Tedeschi
279-295
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1102
O Discurso Do Centro Cultural Banco Do Brasil Brasília Entre Dois Contextos Sociais: Cultura Enquanto Arte E Hospitalidade Na Perspectiva Da Acolhida
Adelaide Cristina Nascimento de Oliveira, Eloísa Pereira Barroso
296-321
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1092
“Nós somos o Crime na Fronteira” As Bocas Familiares e o PCC “correndo junto” em corumbá-ms
Giovanni França Oliveira, Gustavo Villela Lima da Costa
322-346
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1088
Edição Atual