v. 14 n. 2 (2021): "Historiografia e Ensino de História"

					Visualizar v. 14 n. 2 (2021): "Historiografia e Ensino de História"
Publicado: 2022-02-10

Dossiê Temático

  • Desvelando Relações entre Historiografia e Ensino De História

    Isabel Barca, Maria Auxiliadora Schmidt, Estevão de Rezende Martins
    01-07
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1183
  • UNIVERSAL HISTORY BEYOND ETHNOCENTRISM - PROBLEMS AND CHANCES

    Jörn Rüsen
    08-20
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1154
  • ‘Because they measure success differently’: building students’ understandings of how historical accounts are made - possibility and potential

    Arthur Chapman
    21-37
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1161
  • Desafios para ensinar a pensar historicamente

    Isabel Barca
    38-62
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1159
  • Historical consciousness and identity formation: mutual dependency

    Estevao Chaves de Rezende Martins
    63-78
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1158
  • Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da Teoria e Filosofia da História – um olhar e diferentes perspectivas

    Thiago Augusto Divardim de Oliveira
    79-104
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1162
  • Historiografia do Ensino de História no Brasil: questões de investigação na pesquisa em Ensino de História

    Marlene Rosa Cainelli
    105-123
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1160
  • O conceito de emancipação durante a mudança paradigmática da didática da história alemã

    Rafael Saddi
    124-149
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1164
  • A RECEPÇÃO DO CONCEITO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM TESES E DISSERTAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA

    Geyso Dongley Germinari
    150-165
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1153
  • DIDÁTICA RECONSTRUTIVISTA DA HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DIALÓGICA

    Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
    166-184
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1149

Artigos

  • Formación de docentes para trabajar pedagogías propias desde una perspectiva intercultural. Material didáctico

    Laura Lima Muñiz, Graciela Herrera Labra
    185-208
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1150
  • Biografias e educação histórica: biografias como narrativas formadoras na revista O Tico-Tico durante a Primeira República

    Roberta Ferreira Gonçalves
    209-231
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1157
  • MEU MUNDO PERDIDO, MEU MUNDO ENCONTRADO: MEMÓRIAS DE CAROLINA (MA), A CIDADE DAS MANGUEIRAS SECULARES

    Maria de Fátima OLIVEIRA
    232-254
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1090
  • A ESCOLA DE BEM MORRER: O MANUAL DA BOA MORTE DO JESUÍTA ITALIANO ANTÔNIO MARIA BONUCCI (1701)

    Aguiomar Rodrigues Bruno
    255-278
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1119
  • A (IN) JUSTIÇA COLONIAL NA CIDADE DE CORUMBÁ NO INÍCIO DO SÉCULO XX

    Vivian da Veiga Silva, Losandro Antonio Tedeschi
    279-295
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1102
  • O Discurso Do Centro Cultural Banco Do Brasil Brasília Entre Dois Contextos Sociais: Cultura Enquanto Arte E Hospitalidade Na Perspectiva Da Acolhida

    Adelaide Cristina Nascimento de Oliveira, Eloísa Pereira Barroso
    296-321
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1092
  • “Nós somos o Crime na Fronteira” As Bocas Familiares e o PCC “correndo junto” em corumbá-ms

    Giovanni França Oliveira, Gustavo Villela Lima da Costa
    322-346
    DOI: https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1088