Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da Teoria e Filosofia da História – um olhar e diferentes perspectivas

Autores

  • Thiago Augusto Divardim de Oliveira Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba) - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1162

Resumo

Resumo: Didática da história e educação histórica configuram domínios científicos que dialogam de diferentes maneiras com referenciais da teoria e filosofia da história, da historiografia e das ciências da educação. Progressão do pensamento histórico, processo formativo da consciência histórica e desenvolvimento de competências representam perspectivas da relação entre teoria da história e as atividades de pesquisa, ensino e aprendizagem que são indiciárias da incorporação dessas influências. O artigo propõe um inventário (GRAMSCI, 1984) traçando um olhar brasileiro, sobre diferentes perspectivas epistemológicas da Alemanha, Inglaterra e Portugal. As fontes analisadas no inventário foram produções de referência da área e que frequentemente são utilizadas em conjunto por pesquisadores brasileiros. O inventário permite perceber tradições epistemológicas  distintas e alguns diálogos interdisciplinares que  auxiliam na ampliação dos debates da didática da História pensada no âmbito da teoria e da própria ciência da História. Palavras-chave: didática da história; educação histórica; teoria da história.  Abstract: The Didactics of history and the historical education constitute scientific domains that dialogue in different ways with references from the theory and philosophy of history, historiography and educational sciences. Progression of historical thinking, formative process of historical consciousness and the development of competencies that represent perspectives of the relationship between theory of history and research activities, teaching and learning that are indicative of the incorporation of these influences. The article proposes an inventory (GRAMSCI, 1984) drawing a Brazilian view, on different epistemological perspectives from Germany, England and Portugal. The sources analyzed in the inventory were referenced productions in the area and are often used together by Brazilian researchers. The inventory makes it possible to perceive distinct epistemological traditions and some interdisciplinary dialogues that help to broaden the debates on the Didactics of History thought within the scope of the theory and the science of History itself. Keywords: didactics of history; historical education; theory of history.

Biografia do Autor

Thiago Augusto Divardim de Oliveira, Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba) - IFPR

Professor do Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba) e pesquisador do LAPEDUH – UFPR. Professor EBTT de HISTÓRIA no Instituto Federal do Paraná (IFPR - Campus Curitiba) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Possui licenciatura e bacharelado em História, especialização em "Mídia, Política e Atores Sociais" pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Mestrado em Educação na linha Cultura, Escola, Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Participou desde o segundo semestre de 2004 até o primeiro de 2009 do Grupo de Estudos de Didática da História (GEDHI), organizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE-UEPG).

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

Divardim de Oliveira, T. A. (2022). Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da Teoria e Filosofia da História – um olhar e diferentes perspectivas. Revista Territórios E Fronteiras, 14(2), 79–104. https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1162