A RECEPÇÃO DO CONCEITO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM TESES E DISSERTAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1153Resumo
O artigo apresenta resultados da pesquisa desenvolvida no estágio-pós doutoral, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná. A intenção é investigar a presença do conceito de consciência histórica na produção acadêmica – teses e dissertações – identificada com o campo de pesquisa em educação histórica, produzida em universidades públicas do estado do Paraná. No total, 10 produções acadêmicas (2 teses e 8 dissertações), foram selecionadas de bancos de dados públicos para análise. A teoria da consciência histórica delineada por Jörn Rüsen orientou a apreciação do material selecionado. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa fundamentou-se na proposta do Catálogo Seletivo e Analítico (LOPEZ, 2002; SCHMIDT et al, 2018) e nos princípios metodológicos da Grounded Theory ou Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2009). Evidenciou-se uma tendência de compreender os processos de ensino e aprendizagem de história como um problema da relação entre ciência da história e vida prática dos estudantes, o que permitiu apontar elementos para uma didática da Educação História.Referências
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