A RECEPÇÃO DO CONCEITO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM TESES E DISSERTAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA

Autores

  • Geyso Dongley Germinari Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1153

Resumo

O artigo apresenta resultados da pesquisa desenvolvida no estágio-pós doutoral, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná. A intenção é investigar a presença do conceito de consciência histórica na produção acadêmica – teses e dissertações – identificada com o campo de pesquisa em educação histórica, produzida em universidades públicas do estado do Paraná. No total, 10 produções acadêmicas (2 teses e 8 dissertações), foram selecionadas de bancos de dados públicos para análise. A teoria da consciência histórica delineada por Jörn Rüsen orientou a apreciação do material selecionado. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa fundamentou-se na proposta do Catálogo Seletivo e Analítico (LOPEZ, 2002; SCHMIDT et al, 2018) e nos princípios metodológicos da Grounded Theory ou Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2009). Evidenciou-se uma tendência de compreender os processos de ensino e aprendizagem de história como um problema da relação entre ciência da história e vida prática dos estudantes, o que permitiu apontar elementos para uma didática da Educação História.

Biografia do Autor

Geyso Dongley Germinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati

Professor do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati. Pós-Doutor em Educação Histórica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPR. Coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS-UNICENTRO). É coordenador do Grupo Pesquisa: Educação Histórica: Consciência Histórica e Cultura (CNPq).

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

Dongley Germinari, G. (2022). A RECEPÇÃO DO CONCEITO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM TESES E DISSERTAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA. Revista Territórios E Fronteiras, 14(2), 150–165. https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1153