Desafios para ensinar a pensar historicamente

Autores

  • Isabel Barca Universidade do Porto/CITCEM

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1159

Resumo

Resumo: Na linha de pesquisa de educação histórica, este estudo toma a natureza genuína do conhecimento histórico, combinada com princípios da cognição contextualizada, como pressuposto crucial para aprender a pensar historicamente. Discute de que forma essa linha de pesquisa tem explorado as ideias de crianças e jovens quando prestam atenção à evidência e comparam perspectivas para construir uma compreensão significativa do passado, de forma a encontrar (uma melhor) orientação temporal na sua vida em sociedade. Este trabalho seleciona e interpreta alguns exemplos dos modos pelos quais quatro elementos fundamentais de estudos empíricos (questões de pesquisa, alunos participantes e seus contextos, tarefas dos alunos, análise dos dados e resultados) estão entrelaçados nessa área. De acordo com esta ideia, são apresentadas algumas sugestões sobre uma possível, embora sempre por tentativa, relação efetiva entre epistemologia, pesquisa empírica e práticas de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Educação histórica; Teoria da história; Práticas científicas e escolares. Abstract: In the line of research in history education, this study takes the genuine nature of historical knowledge, combined with principles of contextualized cognition, as a crucial presupposition for learning to think historically. It discusses how this line of research has explored the ideas of children and young people when they pay attention to the evidence and compare perspectives to build a meaningful understanding of the past, in order to find (a better) temporal orientation in their life in society. This work selects and interprets some examples of the ways in which four fundamental elements of empirical studies (research questions, participating students and their contexts, student tasks, data analysis and results) are intertwined in this area. In accordance with this idea, some suggestions are made about a possible, albeit tentative, effective relationship between epistemology, empirical research and teaching and learning practices. Keywords: History education; Theory of history; Scientific and school practices. 

Biografia do Autor

Isabel Barca, Universidade do Porto/CITCEM

Professora pesquisadora do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto, Portugal. Doutoramento em Ensino de História (History in Education) pela Universidade de Londres, mestrado em Ensino de Ciências Sociais pela Universidade de Boston e licenciatura em História pela Universidade do Porto, foi Coordenadora da área científica de Metodologia do Ensino da História e Ciências Sociais, na Universidade do Minho, onde também coordena o Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História.  Desenvolve atividades de docência e de investigação no campo da cognição histórica, com diversos projectos e estudos nesse âmbito, designadamente em torno das concepções de professores e alunos em História e do desenvolvimento de competências na educação histórica. Foi Presidente da Associação de Professores de História. Tendo como pano de fundo a publicação do livro “Perspectivas em Educação Histórica”, esta entrevista foi uma oportunidade para falar do ensino da História em Portugal, do papel da História na construção da cidadania e de uma nova abordagem no ensino desta disciplina: a educação histórica.

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

Barca, I. (2022). Desafios para ensinar a pensar historicamente. Revista Territórios E Fronteiras, 14(2), 38–62. https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1159

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