Biografias e educação histórica: biografias como narrativas formadoras na revista O Tico-Tico durante a Primeira República

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DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1157

Resumo

A utilização das biografias é recorrente na educação de crianças e jovens e obedece a diferentes objetivos pedagógicos, sociais e políticos. Na revista O Tico-Tico (1905-1962), a vida de personalidades célebres da história tinha caráter exemplar e visavam apresentar modelos de conduta para os jovens consumidores. O presente artigo pretende refletir sobre os usos da biografia de caráter exemplar, tendo a revista O Tico-Tico como fonte e objeto de análise, e a Primeira República como recorte temporal privilegiado.

Biografia do Autor

Roberta Ferreira Gonçalves, Instituto Federal Goiano, campus Hidrolândia

Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduada em História pela mesma universidade. Atualmente é professora substituta no Instituto Federal Goiano, Campus Hidrolândia.

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

Gonçalves, R. F. (2022). Biografias e educação histórica: biografias como narrativas formadoras na revista O Tico-Tico durante a Primeira República. Revista Territórios E Fronteiras, 14(2), 209–231. https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1157