Historiografia do Ensino de História no Brasil: questões de investigação na pesquisa em Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1160Resumo
Resumo: Este artigo tem o objetivo de identificar os processos de constituição das teorias sobre o ensino de História no Brasil a partir das tendências historiográficas e metodológicas que sustentam as discussões sobre ensino de história, aprendizagem da história, educação histórica e didática da história. Atualmente é possível observar tendências diversas no ensino de história que divergem na forma de entendimento da teoria do seu ensino, da didática da História e da cognição situada. Para efeito de análise utilizaremos a historiografia produzida sobre o ensino de história nas últimas décadas do Século 20 e nas duas primeiras décadas do século 21 a partir das pesquisas desenvolvidas no Mestrado em História da Universidade Estadual de Londrina na linha de pesquisa História e Ensino, onde podemos perceber uma ruptura na estrutura metódica de constituição dos fundamentos epistemológicos da ciência da história e do seu ensino. Palavras chave: Historiografia do ensino de história; Didática da História; Epistemologia. Abstract: This article aims to identify the processes of constitution of theories about the teaching of History in Brazil from the historiographical and methodological trends that support the discussions about history teaching, learning history, history education and didactics of history. Nowadays, it is possible to observe different trends in history teaching that diverge in the way of understanding the theory of its teaching, the didactics of History and situated cognition. To analyze that, we will use the historiography produced on history teaching in the last decades of the 20th century and in the first two decades of the 21st century based on the research developed in the Masters in History from the State University of Londrina, in the line of research named History and Teaching, where we can perceive a rupture in the methodical structure of constituting the epistemological foundations of the science of history and its teaching. Keywords: Historiography of history teaching; History didactics; Epistemology.Referências
AZEVEDO, Patrícia Bastos; MONTEIRO, Ana Maria. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 559-580, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa .
BARCA, Isabel. Educação Histórica: uma nova área de investigação? In: Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História, 6. 2005, Londrina. VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina: Atrito Art, 2005, p. 15-25.
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética. A teoria do romance. São Paulo: UNESP, 1988.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
CHARMAZ, Kathy. A construção da teoria fundamentada. Trad. Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CHARTIER, Roger. História cultural – Entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996.
CUESTA FERNANDEZ, Raimundo. Clio en las aulas: la enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y ruinas. Madrid: Akal, 1998.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Ago./2002.
FENELON. Dea Ribeiro. A formação do profissional de História e a realidade do ensino. Projeto História, São Paulo: PUC, 1982.
GAGO, Marília. Consciência histórica e narrativa na aula de História: concepções de professores. Portugal: Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Minho, 2007.
GUIMARÃES, Manoel Salgado. Escrita da história e ensino da história: tensões e paradoxos. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2009, p. 35-50.
LEE, Peter. Progressão da compreensão dos alunos em história. In: BARCA, Isabel (Org.). Perspectivas em educação histórica. Braga: Universidade do Minho, 2001, p. 13-27.
MARTINS, Estevão C. de Rezende. História, historiografia e pesquisa em educação histórica. Educar em Revista (Impresso), v. 35, p. 17-33, 2019.
MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 24, n. 48, p. 123-144, 2004.
NECHI, Lucas Pydd. O novo humanismo como princípio de sentido da didática da história: reflexões a partir da consciência histórica de jovens ingleses e brasileiros. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Educação, Curitiba, 2017.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares para educação Básica do Paraná, Curitiba, SEED, 2008.
RÜSEN, Jorn. Razão Histórica: Teoria da História; os fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: UNB, 2001.
RÜSEN, Jorn. História viva: Teoria da História III: Formas e funções do conhecimento histórico. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: UNB, 2007.
RÜSEN, Jörn. Teoria da História. Uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora da UFPR, 2015.
SADDI, Rafael. A didática da história como meta-teoria. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, Florianópolis/SC, 2011.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. RHE, v. 16 n. 37, p. 92-117, mai./ago. 2012.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Didática reconstrutivista da História. Curitiba: CRV, 2020.