Historiografia do Ensino de História no Brasil: questões de investigação na pesquisa em Ensino de História

Autores

  • Marlene Rosa Cainelli Universidade Estadual de Londrina/UEL

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1160

Resumo

Resumo: Este artigo tem o objetivo de identificar os processos de constituição das teorias sobre o ensino de História no Brasil a partir das tendências historiográficas e metodológicas que sustentam as discussões sobre ensino de história, aprendizagem da história, educação histórica e didática da história. Atualmente é possível observar tendências diversas no ensino de história que divergem na forma de entendimento da teoria do seu ensino, da didática da História e da cognição situada. Para efeito de análise utilizaremos a historiografia produzida sobre o ensino de história nas últimas décadas do Século 20 e nas duas primeiras décadas do século 21 a partir das pesquisas desenvolvidas no Mestrado em História da Universidade Estadual de Londrina na linha de pesquisa História e Ensino, onde podemos perceber uma ruptura na estrutura metódica de constituição dos fundamentos epistemológicos da ciência da história e do seu ensino.  Palavras chave: Historiografia do ensino de história; Didática da História; Epistemologia. Abstract: This article aims to identify the processes of constitution of theories about the teaching of History in Brazil from the historiographical and methodological trends that support the discussions about history teaching, learning history, history education and didactics of history. Nowadays, it is possible to observe different trends in history teaching that diverge in the way of understanding the theory of its teaching, the didactics of History and situated cognition. To analyze that, we will use the historiography produced on history teaching in the last decades of the 20th century and in the first two decades of the 21st century based on the research developed in the Masters in History from the State University of Londrina, in the line of research named History and Teaching, where we can perceive a rupture in the methodical structure of constituting the epistemological foundations of the science of history and its teaching. Keywords: Historiography of history teaching; History didactics; Epistemology.

Biografia do Autor

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina/UEL

Professora pesquisadora dos Programas de Pós-graduação em Educação e História da Universidade Estadual de Londrina. Investigadora Colaboradora do CITCEM- Centro de Investigação Transdisciplinar: Cultura, Espaço e Memória- Grupo de Investigação: Educação e desafios Societais da Universidade do Porto/Portugal.

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

Cainelli, M. R. (2022). Historiografia do Ensino de História no Brasil: questões de investigação na pesquisa em Ensino de História. Revista Territórios E Fronteiras, 14(2), 105–123. https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1160