Desvelando Relações entre Historiografia e Ensino De História

Autores

  • Isabel Barca Universidade do Porto/CITCEM
  • Maria Auxiliadora Schmidt Universidade Federal do Paraná/UFPR
  • Estevão de Rezende Martins UnB

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1183

Resumo

A produção de um conjunto de trabalhos que tome as relações entre historiografia e ensino de História como objeto de análise insere-se na tradição da produção bibliográfica acerca do ensino de História que tem envolvido, principalmente, os debates e reflexões que vêm sendo produzidos por historiadores e professores no âmbito de instituições de pesquisa e ensino, ou como partícipes de debates em torno de programas ou políticas educacionais. Ademais, envolve também um conhecimento historicamente produzido, resultante de projetos e propostas de investigações, experiências e práticas concretas. Do ponto de vista do arcabouço teórico os trabalhos sugerem a opção e adesão aos fundamentos teóricos e filosóficos da ciência da História como referenciais para reflexões, investigações e debates. Esta opção e adesão tem caracterizado, de maneira específica, a qualidade e a especificidade para um recorte diferenciado da produção no âmbito do Ensino de História.

Biografia do Autor

Estevão de Rezende Martins, UnB

Professor at the University of Brasília. Senior Collaborator Researcher at UnB (History). He holds a BA in Philosophy from the Faculty of Philosophy, Sciences and Literature N. S. Medianeira and a Ph.D. in Philosophy and History from the Universitaet Muenchen (Ludwig-Maximilian). He has done postdoctoral studies in Theory and Philosophy of History and in the History of Ideas in Germany, Austria and France. He works with the following themes: theory and methodology of history, political and institutional history of Brazil, historical culture, contemporary history (Europe, European Union and international relations) and political history (Brazil, Western Europe and international relations).

Downloads

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Barca, I., Schmidt, M. A., & Martins, E. de R. (2022). Desvelando Relações entre Historiografia e Ensino De História. Revista Territórios E Fronteiras, 14(2), 01–07. https://doi.org/10.22228/rtf.v14i2.1183