DISCUTINDO VÍCIOS HISTORIOGRÁFICOS COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9885

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência. Vícios historiográficos. Texto didático.

Resumo

Nos últimos anos, pesquisas na área do Ensino de Ciências destacam a potencialidade do uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) para compreensão sobre a construção de conhecimentos científicos. Dessa forma, torna-se importante investigar as interfaces entre HFC e as salas de aulas como, por exemplo, no contexto de formação inicial de professores de Ciências. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar os principais tipos de vícios historiográficos que uma construção histórica pode conter e discutir alguns desses equívocos com professores de ciências em formação, por meio do uso de um texto didático.  Para isto, foi criado um texto no formato de diálogo, no qual, teve como discussão o uso do livro de Ciências e a presença de vícios historiográficos. O texto foi aplicado num curso de extensão ofertado para professores de Ciências em formação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A partir de um questionário, construiu-se e analisou-se dados que apontaram para uma compreensão sobre aspectos da Historiografia da Ciência, principalmente devido à característica do texto ao abordar fatos do dia-a-dia da profissão docente. Por fim, defende-se durante a formação inicial e/ou continuada, a inserção de momentos de discussão sobre a construção dos conhecimentos científicos e seus aspectos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Albuquerque do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e Licenciado em Ciências da Natureza (UFPI).

Hermano Ribeiro de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Licenciado em Ciências da Natureza (UFPI) e Professor de Biologia da rede particular de ensino em Teresina - PI.

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Docente do curso de Ciências da Natureza (UFPI)

Referências

ALLCHIN, Douglas. Pseudohistory and Pseudoscience. Science & Education 13: 179-195, 2004. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/B:SCED.0000025563.35883.e9. Acessado em: 05 abr. 2019. Doi: https://doi.org/10.1023/B:SCED.0000025563.35883.e9.

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das Células: origem da vida, histologia e embriologia. São Paulo: Moderna, 1997.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

CARNEIRO, Maria Helena da Silva; GASTAL, Maria Luiza. História e filosofia das Ciências no ensino de biologia. Ciência&educação, v. 11, n. 1, p. 33-39, 2005. ISSN 1980-850X. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151673132005000100003&script=sci_arttext. Acessado em: 13 mai. 2019. Doi: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000100003.

DAMASIO, Felipe. História da ciência na educação científica: uma abordagem

epistemológica de Paul Feyerabend procurando promover a aprendizagem

significativa crítica. 2017, 400 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017. Disponível em: http://tede.ufsc.br/teses/PECT0323-T.pdf. Acessado em: 07 mar. 2019.

FELTRE, Ricardo. Química: Físico-química. 7° ed. São Paulo: Moderna, 2008.

GOWDAK, Demétrio; MARTINS, Eduardo. Ciências novo pensar: meio ambiente. São Paulo. Editora: FTD, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, André Ferrer Pinto. História e Filosofia da Ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p.112-131, 2007. ISSN 2175-7941. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6056. Acessado em: 11 mai. 2018. Doi: https://doi.org/10.5007/%25x.

MARTINS, André Ferrer Pinto. História, Filosofia, Ensino de Ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades. Educação (Rio Claro. Online), v. 22, p. 5-25, 2012. ISSN 1981-8106. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6268. Acessado em 11 mai. 2018.

MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. História da Ciência: Objetivos, métodos e problemas. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 305-317, 2005. ISSN 1980-850X. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132005000200011&script=sci_arttext. Acessado em 05 fev. 2019. Doi: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000200011.

MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução: a História das Ciências e seus usos na educação. In: SILVA, Cibelle Celestino. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, p. xxi-xxxiv, 2006.

MATTHEWS, Michael. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p.164-214, 1995. ISSN 2175-7941. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165906. Acessado em 03 fev. 2019.

NASCIMENTO, Lucas Albuquerque do; CARVALHO, Hermano Ribeiro de. Uma breve análise do contato dos alunos do curso de física da UFPI com a história e filosofia da ciência. In: II SEMANA DA FÍSICA DA UESPI, 2014, Teresina. p. 1-1, 2014a.

NASCIMENTO, Lucas Albuquerque do; CARVALHO, Hermano Ribeiro de. Os professores de ciências da natureza e a história e filosofia da ciência: relatos de sua formação. In: X SEMANA DE MATEMÁTICA E FÍSICA DO IFPI, 2014, Teresina. p. 1-9, 2014b.

PEREIRA, Ana Maria; SANTANA, Margarida; WALDHELM, Mônica. Perspectiva Ciência. v. 6. São Paulo. Editora do Brasil, 2012.

PITANGA, Ângelo Francklin. et al, História da Ciência nos livros didáticos de Química: eletroquímica como objeto de investigação. Química Nova na Escola, v. 36, p. 11-17, 2014.

REIS, Martha. Química: Físico-química. 1ª ed. São Paulo. FTD, 2007.

SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. Controvérsias sobre a natureza da luz: uma aplicação didática. 2010, 182 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Natal, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16055. Acessado em: 08 mai. 2019.

SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. A História e a Filosofia da Ciência no ensino médio: a visão dos futuros professores de física. HOLOS, v. 1, p. 155-167, 2011. ISSN 1807-1600. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/494. Acessado em: 13 mai. 2019. Doi: https://doi.org/10.15628/holos.2011.494.

SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. A História e Filosofia da ciência na sala de aula: construindo estratégias didáticas com futuros professores de física. Lat. Am. J. Phys. Educ., v. 6, n. 3, p. 412-417, 2012a.

SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. Textos Históricos de Natureza Pedagógica na formação de professores de Física. In: XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2012, Maresias. p. 1-9, 2012b.

SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. A história e filosofia da ciência na formação dos professores: um estudo no curso de física da UFPI. Revista Ciências&Ideias, v. 5, n. 1, p. 39-50, 2014. ISSN 2176-1477. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/328. Acessado em: 08 mai. 2019.

SILVA, Boniek Venceslau da Cruz, et al, As necessidades formativas do professor de ciências ao inserir a história e a filosofia da ciência na sala de aula: o uso dos textos históricos de natureza pedagógica. ENCITEC, v. 4, p. 36-50, 2014. ISSN 2237-4450. Disponível em: http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/article/view/1213. Acessado em: 12 nov. 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v4i2.1213.

SILVA, Boniek Venceslau da Cruz; CARVALHO, Hermano Ribeiro de; NASCIMENTO, Lucas Albuquerque do. A história e filosofia da ciência em livros didáticos de ciências: o caso da história da astronomia no ensino fundamental. In: XV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2014, Maresias. p. 1-8, 2014.

SOUZA, J. T., et al. Um ensaio para o estado da arte: História da Ciência no processo de ensino aprendizagem da Física. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 1, p. 171-195, 2019. ISSN 2138-6674. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8039. Acessado em: 10 jun. 2020. Doi: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p171-195.i8039.

USBERCO, João; SALVADOR, Edgar. Química: Físico-química. 12ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

USBERCO, João, et al, Companhia das Ciências. v. 6. São Paulo. Editora: Saraiva, 2011.

Downloads

Publicado

2020-06-21

Como Citar

NASCIMENTO, L. A. do; CARVALHO, H. R. de; SILVA, B. V. da C. DISCUTINDO VÍCIOS HISTORIOGRÁFICOS COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 497-518, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9885. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9885. Acesso em: 25 set. 2020.