O PAPEL DA MULHER NA CIÊNCIA: O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE UMA FUTURA PROFESSORA DE CIÊNCIAS MOBILIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
10.26571/reamec.v8i3.10556Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Natureza da Ciência. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.Resumo
Questões relacionadas ao como ensinar temas sobre a Ciência são recorrentes no campo da Didática das Ciências. Estas questões perpassam no como os professores de Ciências pensam e elaboram estratégias didáticas com esse objetivo. Nesse estudo, apresentamos como uma futura professora de Ciências mobiliza seu conhecimento pedagógico do conteúdo para tal finalidade e, em especial, na discussão do papel da mulher na Ciência. A partir da construção de uma sequência didática, com estes fins, e na resolução de um questionário específico para acessar o conhecimento pedagógico do conteúdo; podemos mostrar que alguns conhecimentos são potencializados na tarefa e outros se mostraram deficitários, como, por exemplo, os relacionados às estratégias didáticas e a avaliação, respectivamente. Por fim, mais atividades que busquem potencializar a mobilização do conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores, principalmente na produção de atividades com o intuito de ensinar temas sobre a Ciência, devem ser pensadas e discutidas nos cursos de formação de professores.
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