O PAPEL DA MULHER NA CIÊNCIA: O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE UMA FUTURA PROFESSORA DE CIÊNCIAS MOBILIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.10556

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Natureza da Ciência. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

Resumo

Questões relacionadas ao como ensinar temas sobre a Ciência são recorrentes no campo da Didática das Ciências. Estas questões perpassam no como os professores de Ciências pensam e elaboram estratégias didáticas com esse objetivo. Nesse estudo, apresentamos como uma futura professora de Ciências mobiliza seu conhecimento pedagógico do conteúdo para tal finalidade e, em especial, na discussão do papel da mulher na Ciência. A partir da construção de uma sequência didática, com estes fins, e na resolução de um questionário específico para acessar o conhecimento pedagógico do conteúdo; podemos mostrar que alguns conhecimentos são potencializados na tarefa e outros se mostraram deficitários, como, por exemplo, os relacionados às estratégias didáticas e a avaliação, respectivamente. Por fim, mais atividades que busquem potencializar a mobilização do conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores, principalmente na produção de atividades com o intuito de ensinar temas sobre a Ciência, devem ser pensadas e discutidas nos cursos de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor (2018) e Mestre (2010) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Licenciado em Física (2005) pela mesma instituição. Foi professor de Física do Ensino Médio, no período de Junho de 2003 à Março de 2010, no estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, na graduação, é professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, ministrando disciplinas do curso básico de Física e a disciplina de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Na pós-graduação, é professor e orientador no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Exerceu o cargo de coordenador de curso (2012-2013). Pela mesma instituição, colaborou na Licenciatura em Física, modalidade Ead (2010-2012), coordenando disciplinas da área de ensino de Física. Foi coordenador do Pibid-Ciências da Natureza (Agosto de 2012 até Julho de 2015 ). É docente orientador da área de Ciências da Natureza no programa Residência Pedagógica da UFPI. Pesquisa sobre os seguintes temas: Ensino de Ciências/Física, Base de Conhecimentos para o Ensino, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e Natureza da Ciência (NdC). Tem atuado com o suporte da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel para formulação de UEPS, sequências didáticas, unidades didáticas e estratégias de ensino principalmente com temáticas relacionadas aos campos da Física e História, Sociologia e Filosofia da Ciência na sala de aula (Educação Básica e Ensino Superior).

Referências

AYDIN, S.; BOZ, Y. The nature of integration among PCK components: A case study of two experienced chemistry teachers. Chemistry Education Research and Practice, v. 14, n. 4, p. 615-624, 2013. ISSN: 17561108. Disponível em: https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2013/rp/c3rp00095h#!divAbstract Acesso: 07 jan 2019. Doi: https://doi.org/10.1039/C3RP00095H.

BERTRAM, A; LOUGHRAN, J. Science teachers’ views on CoRes and PaP-eRs as a framework for articulating and developing pedagogical content knowledge. Research in Science Education, v. 42, n. 6, p. 1027-1047, 2012. ISSN: 15731898. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11165-011-9227-4 Acesso em 10 jan 2019. Doi: https://doi.org/10.1007/s11165-011-9227-4.

DEMIRDOGEN, B.; HANUSCIN, D. L.; UZUNTIRYAKI-KONDAKCI, E.; KOSEOGLU, F. Development and nature of preservice chemistry teachers’ pedagogical content knowledge for nature of science. Research in Science Education, p. 1-38, 2015. ISSN: 15731898. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11165-015-9472-z. Acesso: 05 jan 2020. Doi: https://doi.org/10.1007/s11165-015-9472-z

GESS-NEWSOME, J. Pedagogical content knowledge: An introduction and orientation. In: GESS-NWESOME, J.; LEDERMAN, N.G. (Eds). Examining pedagogical content knowledge: PCK and science education. Netherlands: Kluwer Academic Publisher, 1999. p. 3-17.

HANUSCIN, D. L.; LEE, M. H.; AKERSON, V. L. Elementary teachers' pedagogical content knowledge for teaching the nature of science. Science Teacher Education, v. 95, n. 1, p. 145-167, 2010. ISSN: 1098237X. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/sce.20404 . Acesso: 03 jan 2020. Doi:

https://doi.org/10.1002/sce.20404.

KIND, V. Pedagogical content knowledge in science education: perspectives and potential for progress. Studies in Science Education, v. 45, n. 2, p. 169-204, 2009. ISSN: 19408412. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03057260903142285. Acesso em: 07 jan 2020. Doi: https://doi.org/10.1080/03057260903142285.

LOUGHRAN, J.; MULHALL, P.; BERRY, A. In search of pedagogical content knowledge in science: Developing ways of articulating and documenting professional practice. Journal of research in science teaching, v. 41, n. 4, p. 370-391, 2004. ISSN: Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tea.20007. Acesso em: 02 jan 2020. Doi: https://doi.org/10.1002/tea.20007.

MAGNUSSON, S.; KRAJCIK, J.; BORKO, H. Nature, sources, and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In: Examining pedagogical content knowledge. Springer Netherlands, 1999. p. 95-132.

MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MOREIRA, M.A. Metodologia de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

NILSSON, P.; LOUGHRAN, J. Exploring the development of pre-service science elementary teachers’ pedagogical content knowledge. Journal of Science Teacher Education, v. 23, n. 7, p. 699-721, 2012. ISSN: Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10972-011-9239-y. Acesso em: 02 jan 2020. Doi: https://doi.org/10.1007/s10972-011-9239-y.

SCHWARTZ, R. S.; LEDERMAN, N. G. “It's the nature of the beast”: The influence of knowledge and intentions on learning and teaching nature of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 39, n. 3, p. 205-236, 2002. ISSN: 10982736. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tea.10021. Acesso em: 03 fev 2020. Doi: https://doi.org/10.1002/tea.10021.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Education Review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987. ISSN 1943-5045. Disponível em: https://hepgjournals.org/doi/pdf/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411. Acesso em: 05 jan 2017. Doi: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411.

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, p. 4-14, 1986. ISSN: 1935-102X. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.3102/0013189X015002004. Acesso em: 05 jan. 2017. Doi: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004.

SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conjunto referente à temática Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física. 2018. 302 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Natal, 2018.

SILVA, B. V. C.; MARTINS, A. F. P. Uma proposta para avaliação do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de Física acerca da temática Natureza da Ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 389-413, set. 2018. ISSN 2175-7941. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n2p389>. Acesso em: 02 jan. 2020. DOI:https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p389.

SILVA, B. V. C.; MARTINS, A. F. P. O conhecimento pedagógico do conteúdo referente ao tema Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 735-768, dez. 2019. ISSN 2175-7941. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2019v36n3p735>. Acesso em: 02 jan. 2020. DOI:https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p735.

Downloads

Publicado

2020-10-25

Como Citar

SILVA, B. V. da C. O PAPEL DA MULHER NA CIÊNCIA: O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE UMA FUTURA PROFESSORA DE CIÊNCIAS MOBILIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 498-514, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10556. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10556. Acesso em: 3 dez. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)