A CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO NO MICROSOFT EXCEL COMO FERRAMENTA MEDIADORA DO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NA UNIDADE ESCOLAR PROFESSOR ABELARDO PEREIRA, EM BREJO DO PIAUÍ
DOI:

Palavras-chave:
Construcionismo, Computador, Aplicativo, Funções trigonométricas, Ensino-aprendizagem.Resumo
Este trabalho, origina-se de uma dissertação de mestrado e fundamenta-se no construcionismo de Seymour Papert (1928-2016), e descreve a construção e utilização de um aplicativo denominado e-trigonoplan, que utiliza a estrutura e os recursos do Microsoft Excel com vistas à aprendizagem de funções trigonométricas pelos alunos da Unidade Escolar Prof. Abelardo Pereira, em Brejo do Piauí-PI. Objetivou-se investigar as contribuições da construção desse aplicativo para o ensino-aprendizagem de funções trigonométricas pelos alunos da 2ª série do ensino médio na escola supracitada. Elencaram-se como objetivos específicos: verificar os conhecimentos dos estudantes em relação às funções trigonométricas; construir, com os alunos, a planilha-aplicativo para o ensino-aprendizagem de funções trigonométricas; verificar os aspectos que contribuem e as dificuldades encontradas na construção da planilha-aplicativo na aprendizagem de funções trigonométricas pelos estudantes. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo, de natureza básica, exploratória e descritiva, mediante abordagem qualitativa. Os resultados apontam um caminho promissor quanto o uso do aplicativo e-trigonoplan.
Downloads
Referências
ALMEIDA, H. M. de. O uso de celulares, tablets e notebooks no ensino da matemática. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 1, v. 9. p 814-829, out./nov. 2016. ISSN. 2448-0959.
BITÃO, P. F. C. R. A matemática na EJA: a importância do estudo de metodologias de ensino na formação inicial dos professores. Revista Científica Interdisciplina, 2015.
BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 9-36.
CASTRO, R. M. de; LANZI, L. A. C. O futuro da escola e as tecnologias: alguns aspectos à luz do diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. esp., p. 1496-1510, 2017.
CEMBRANEL, S. M. O ensino e a aprendizagem de matemática na EJA. 2009. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2009. Disponível em: http://bento.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/20105112711984simone_meireles_cembranel.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.
DA SILVA, R. C. A construção de um aplicativo no Microsof Excel como ferramenta mediadora do ensino de funções trigonométricas na Unidade Escolar Professor Abelardo Pereira, em Brejo do Piauí. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto Federal do Piauí, Floriano, PI, 2019.
FEIJÓ, R. S. A. A. Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria. Um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32144/1/2018_RachelSaffirAra%C3%BAjoAlvesFeij%C3%B3.pdf. Acesso em:14 jan. 2019.
FORESTI, A; TEIXEIRA, A. C. Proposta de um conceito de aprendizagem para a era digital. RELATEC - Revista Latino-americana de Tecnologia Educativa, v. 11, n. 2, 2012.
LOPES, E. J. S. O uso do Excel como ferramenta no ensino de funções afins. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – UFRGS, 2015. Disponível em: http://docplayer.com.br/36364056-O-uso-do-excel-como-ferramenta-no-ensino-de-funcoes-afins.html. Acesso em: 15 jan. 2019.
MACÊDO, C. S.; GOMES, E. Passo a passo para a elaboração de trabalhos científicos. 2018.
MAY, V.; COURTNEY, S. Developing meaning in trigonometry. Illinois, 2016.
MELO, E. V. de. Ensino-aprendizagem de funções trigonométricas através do software geogebra aliado à modelagem matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016.
NUNES, S. da C. As dimensões de Papert e a geometria espacial: um estudo em laboratório de informática. In: XX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd4_sergio_nunes.pdf. Acesso em: 13 jan. 2019.
PAPERT, S. Desafío a la mente. Computadoras y Educación. Buenos Aires: Galápago, 1981.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
PRODANOV, C. C.; DE FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SOUZA, J. R. de. Novo olhar matemática. 2. ed. São Paulo: FTD, 2013.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.