ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE DIRETRIZES CURRICULARES REFERENTE AO ESTUDO DE NÚMEROS BINÁRIOS

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p37-58.i7226

Palavras-chave:

Números Binários, Praxeologia, Diretrizes Curriculares, Ensino de Matemática, Ensino de Computação.

Resumo

Objetiva investigar a abordagem de números binários, a nível escolar, em diretrizes curriculares de Matemática e de Computação. Para tal, recorre à Teoria Antropológico do Didático como elemento teórico e, mais especificamente, a praxeologia como ferramenta de pesquisa. Não identifica abordagem de números binários em diretrizes curriculares internacionais de Matemática: Ontario (2005, 2007). No entanto, identifica abordagem de números binários em diretrizes curriculares internacionais de Computação: Ontario (2008, 2009) e Computer Science Teachers Association (2011). Os números binários configuram-se como tema ou setor de estudo necessário para a compreensão de outros saberes, próprio, da Computação. Identificamos dezesseis tipos de tarefas, duas técnicas e princípios de tecnologia nessas diretrizes curriculares internacionais de Computação.

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Biografia do Autor

Herman do Lago Mendes, Secretaria Estadual de Educação de Sergipe

Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE). Professor efetivo de matemática na Secretaria Estadual de Educação de Sergipe

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

MENDES, H. do L. ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE DIRETRIZES CURRICULARES REFERENTE AO ESTUDO DE NÚMEROS BINÁRIOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 37–58, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p37-58.i7226. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7226. Acesso em: 18 abr. 2024.