OFICINA PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA COM EXPERIMENTOS E MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p87-106.i6055

Palavras-chave:

Oficina pedagógica, Experimentação, Materiais alternativos

Resumo

Esse estudo teve como objetivo descrever a realização de uma oficina pedagógica direcionada a futuros professores de química no intuito de capacitá-los a desenvolverem experimentos com materiais alternativos quando atuarem na docência. Configura-se como um relato de experiência cuja atividade formativa ocorreu no mês de junho de 2017, durante a realização da Semana do Químico do IF Sertão Pernambucano, cidade de Petrolina-PE. Todos os 36 participantes são estudantes em formação do curso de Licenciatura em Química dessa instituição. Além da reflexão sobre a importância da experimentação para o ensino de ciências, foram desenvolvidas cinco práticas experimentais, que alimentaram discussões sobre: a necessidade de planejamento e articulação entre teoria e prática, diferenças entre uma atividade demonstrativa ou participativa, e a importância da postura mediadora do professor. Como instrumento para coletar dados sobre como avaliaram essa formação, foi utilizado um questionário impresso, constituído por três questões, sendo apenas uma delas fechada com respostas em escala Likert. A avaliação apontou potenciais a serem explorados em sala de aula quando os experimentos forem desenvolvidos. Logo, essa oficina envolvendo atividades voltadas para ensinar ciências naturais no Ensino Fundamental e pode ser considerada como uma formação complementar e necessária aos futuros professores de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em andamento em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Ciências Biológicas (FAFICLE) e em Ciências Naturais - Habilitação em Química (UFMT). Especialização em Química (UFLA). Mestrado em Ciências de Materiais (UFMT) e Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Professora de Química do IFMT
Campus Confresa.

Referências

ALVES, A. C. T.; LEÃO, M. F. Instrumentação no ensino de química. 1. ed. Uberlândia-MG: Edibrás, 2017.

CARRASCOSA, J; GIL-PEREZ, D; VILCHES, A; VALDES, P. Papel de La actividad experimental em La educación científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.23, p.157-181, 2006.

COSTA, K. P. O uso do açafrão da Terra como indicador ácido-base no ensino de química. Monografia (graduação). Brasília-DF: Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas-SP: Papirus, 2009.

FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Revista Química Nova na

Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010.

GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, P. F., A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química. Revista Química Nova na Escola, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo-SP: Atlas, 2010.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e

Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Revista Química Nova na

Escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009.

MEDEIROS, J. B. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 3. ed.. São Paulo-SP: Atlas, 1997.

PRALON, L.H. Oficinas pedagógicas de Ciências: revelando as vozes de um discurso na formação continuada de professores. 2004. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde) Rio de Janeiro-RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em Foco. 1. ed. Ijuí-RS: Editora Unijuí, Coleção Educação em Química, 2010.

SANTOS, W. L. P; SCHNETETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania, 3. ed. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2003.

SILVA. R. R; MACHADO. P. F. L; TUNES. E. Experimentar Sem Medo de Errar. In: SANTOS, W.L. P; MALDANER. O.A(org). Ensino de Química em Foco. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2010. p.231-261.

SILVA, J. F.S et al. A importância de aulas experimentais para a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio: Um Estudo de Caso. In: 7º Simpequi - Simpósio Brasileiro de Educação Química. Salvador-BA: Associação Brasileira de Química (ABQ), 2009.

SOUZA, G. V; MELLO, I. C.; SANTOS, L.M.P. Ciências Naturais: Licenciatura em pedagogia convênio Brasil-Japão. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2011.

Publicado

2018-05-10

Como Citar

LEÃO, M. F.; ALVES, A. C. T. OFICINA PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA COM EXPERIMENTOS E MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 1, p. 87–106, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p87-106.i6055. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6055. Acesso em: 4 out. 2024.