DESIGUALDADES SOCIAIS E EXCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INFLUÊNCIAS DO CAPITAL CULTURAL
DOI:
10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p324-343.i5761Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Capital Cultural, Desigualdades, Exclusão escolar.Resumo
O objetivo do estudo foi investigar a existência da conservação das desigualdades sociais e exclusão escolar pelo capital de cultura no Ensino de Ciências do nível fundamental anos finais e, revelá-los por meio deste estudo como contributo para a superação destes. Deste modo, a abordagem qualitativa foi a que melhor que se adequou para a realização deste trabalho, assim como os métodos: descritivo, o método analítico-sintético e sistêmico para o desenvolvimento deste estudo. Concluímos que o Ensino de Ciências no CETI – escola para estudantes das classes desfavorecidas – está mantendo a conservação das desigualdades sociais e a exclusão escolar no ensino fundamental anos finais por aspectos culturais.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Maurício. (orgs.). Escritos de Educação. 13ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p.39-64.
__________. e SAINT-MARTIN, Monique de. As categorias do Juízo Professoral. In: NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Maurício. (orgs.). Escritos de Educação. 13ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p.185-216.
__________. O Poder Simbólico. Tradução Fernando Tomaz. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
HOFFMANN, Jussara M.L. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: Série Ideias n. 22. São Paulo: FDE, 1994, p. 51-59. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf. Acessado em: 20 de set. de 2016.
KOLL, M. de O. Vygotsky, Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2013.
MACÊDO, F. C. da S. Guia Prático para Elaboração de Trabalhos Científicos. Teresina: Ipanema, 2011.
UNESCO. A Ciência para o Século XXI: uma nova visão e uma base de ação. Declaração de Budapeste. Brasília: UNESCO, ABIPTI, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.