DESIGUALDADES SOCIAIS E EXCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INFLUÊNCIAS DO CAPITAL CULTURAL

Autores

  • Evangerlandy Gomes de Macêdo evangerlandy@hotmail.com
    Universidade Federal do Piauí http://lattes.cnpq.br/3770014527879363
  • Alan Kardec Carvalho Sarmento Kardec_ala@hotmail.com
    Universidade Federal do Piauí http://lattes.cnpq.br/8281210524705780
  • Francisco S Macêdo crisevanas@gmail.com
    Instituto Federal do Maranhão
  • Tiago Rodrigues da Silva thiago25811@hotmail.com
    Instituto Federal do Maranhão

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p324-343.i5761

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Capital Cultural, Desigualdades, Exclusão escolar.

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a existência da conservação das desigualdades sociais e exclusão escolar pelo capital de cultura no Ensino de Ciências do nível fundamental anos finais e, revelá-los por meio deste estudo como contributo para a superação destes. Deste modo, a abordagem qualitativa foi a que melhor que se adequou para a realização deste trabalho, assim como os métodos: descritivo, o método analítico-sintético e sistêmico para o desenvolvimento deste estudo. Concluímos que o Ensino de Ciências no CETI – escola para estudantes das classes desfavorecidas – está mantendo a conservação das desigualdades sociais e a exclusão escolar no ensino fundamental anos finais por aspectos culturais.

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Biografia do Autor

Evangerlandy Gomes de Macêdo, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Ciências da Natureza (UFPI); Especialista em Ensino de Ciências (IFMA); Especialista em Docência do Ensino Superior (FAR) Docente da área de Ciências e Matemática. Pesquisadora das linhas: Metodologias e Epistemologias no Ensino de Ciências e, Pesquisa Científica com trabalhos publicados nas áreas de Educação e Ciências. Autora do livro: Pesquisa, Passo a Passo para Elaboração de Trabalhos Científicos, 2018. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Ciências - PAIDÉIA.

Alan Kardec Carvalho Sarmento, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Educação em Ciências e matemática - USP, Mestre em Educação, com pesquisa realizada no campo da Educação Matemática na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí.(2011) Atuou como professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio de 1992 a 2012 em escolas da rede pública e privada. Atualmente, é Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí (UFPI)), lotado no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza ministrando as disciplinas Estagio Supervisionado/ Matemática, Metodologia da Matemática, Cálculo I e II, Geometria Analítica para Ciências da Natureza, Noções de Cálculo, com orientações de TCC nas linhas Práticas docentes no ensino de Matemática e formação de professores de Matemática e de Ciências. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Matemática pela UFPI.

 

Francisco S Macêdo, Instituto Federal do Maranhão

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática

Tiago Rodrigues da Silva, Instituto Federal do Maranhão

Licenciado em Ciências Biológicas - IFMA.

Referências

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MACÊDO, F. C. da S. Guia Prático para Elaboração de Trabalhos Científicos. Teresina: Ipanema, 2011.

UNESCO. A Ciência para o Século XXI: uma nova visão e uma base de ação. Declaração de Budapeste. Brasília: UNESCO, ABIPTI, 2005.

Publicado

2017-12-01

Como Citar

MACÊDO, E. G. de; SARMENTO, A. K. C.; MACÊDO, F. S.; SILVA, T. R. da. DESIGUALDADES SOCIAIS E EXCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INFLUÊNCIAS DO CAPITAL CULTURAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 2, p. 324–343, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p324-343.i5761. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5761. Acesso em: 11 out. 2024.