MODELAGEM MATEMÁTICA E BIOLOGIA ASSOCIADAS PARA ESTUDO DA LEISHMANIOSE NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p38-47.i5340

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, biologia, leishmaniose, ensino médio, aprendizagem.

Resumo

Neste artigo faz-se o relato de dados decorrentes de uma pesquisa desenvolvida por meio de prática pedagógica envolvendo a utilização da Modelagem Matemática e o tema leishmaniose, como proposta de ensino e de aprendizagem. O objetivo é identificar e explorar relações entre Biologia e Matemática, existentes no tema leishmaniose a partir do desenvolvimento de atividades pedagógicas por meio da Modelagem Matemática. A pesquisa foi qualitativa e um estudo de caso que envolveu alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os instrumentos para coleta de dados utilizados foram o diário de campo do professor, gravações de aula em vídeo, áudio e questionários aplicados aos alunos. Os dados foram analisados seguindo a abordagem textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). As atividades foram realizadas em grupo, envolvendo a questão da ocorrência da leishmaniose no município de Rubim-MG, que foi estudada por meio da metodologia Modelagem Matemática relacionando Biologia e Matemática. Os resultados apontam que a utilização da Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem acerca da Leishmaniose no Ensino Médio possibilita o estabelecimento de uma relação relevante entre Biologia e Matemática, que tem implicações importantes, tais como: relacionar o tema com o cotidiano do aluno; fazer utilização de conhecimentos matemáticos, dentre outras.

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Biografia do Autor

Erisnaldo Francisco Reis, Universidade do Vale do Taquari

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pelo PPGECE-UNIVATES-RS, Pesquisador de metodologias e tecnologias para o ensino de Ciências, Graduado em Ciências Biológicas. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Pós-graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduado em Biotecnologia, com atualização em Educação Inclusiva SEE-MG/PUCMinas. Fez tutoria no curso de graduação EAD-FINOM, foi professor 1-A em graduação de Ciências Biológicas- Fundação Antônio Carlos-Unipac/Almenara-MG, com experiência em vice-direção e direção de escola da rede estadual de MG. Atua como professor da educação básica - Secretaria de Estado de Educação. Área de atuação Tecnologias Metodologias para o ensino de ciências e matemática; formação de professores.

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e no Programa em Ensino). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, investigação matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática.

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Publicado

2017-07-12

Como Citar

REIS, E. F.; QUARTIERI, M. T.; STROHSCHOEN, A. A. G. MODELAGEM MATEMÁTICA E BIOLOGIA ASSOCIADAS PARA ESTUDO DA LEISHMANIOSE NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 38–47, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p38-47.i5340. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5340. Acesso em: 4 nov. 2024.