O ENSINO DE ARITMÉTICA SEGUNDO PROFESSORES PRIMÁRIOS PARANAENSES NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p36-46.i5294

Palavras-chave:

Cultura escolar, história da educação matemática, ensino intuitivo, escola primária paranaense.

Resumo

O ensino da Aritmética ocupou um lugar importante na história da escola primária do estado do Paraná, em se tratando de um espaço curricular permeado de representações dos seus principais sujeitos. Considerando que são os professores os agentes que utilizam dispositivos para efetivar o processo de ensino e aprendizagem, este estudo tem por objetivo compreender como se efetivou o ensino de Aritmética na escola primária paranaense no início do século XX. A investigação, orientada na perspectiva da história cultural, privilegiou relatórios elaborados por professores em 1905. Estes relatórios, publicados na revista "A Escola" em 1906, eram destinados ao Inspetor Escolar da Capital. Outras fontes consideradas foram os Relatórios de Governo e livros didáticos de Antônio Trajano, adotados pelos professores. Os relatórios apontaram que os professores tinham a preocupação de tornar a aprendizagem de Aritmética um momento prazeroso, relacionando-a com o cotidiano dos alunos. O estudo mostrou que o ensino de Aritmética realizou-se, no início do século XX, por meio do método intuitivo. Valorizando a dimensão ―prática‖ do ensino, o concreto se fazia presente, tanto no que diz respeito aos materiais, quanto nas relações estabelecidas entre os conteúdos aritméticos e a realidade dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lidiane Gomes dos Santos Felisberto, Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012), Mestrado em Educação (2014) e Doutorado em Educação (2019) pela mesma Universidade, Linha de pesquisa História e Políticas da Educação . Atuou como técnica no Departamento de Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Curitiba e foi professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é pedagoga na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, professora e coordenadora de cursos do Centro Universitário Unifacear. Membro dos Grupos de Pesquisa de História da Educação Matemática: GHEMAT-Brasil e GHEMAT-Paraná.

Neuza Bertoni Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui LIcenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama/Pr (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Paraná (1990), Doutorado em Educação, na Universidade de São Paulo (1998), Pós -Doutorado na Universidade Nova de Lisboa ( 2005). Professora nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Moura Lacerda, de Ribeirão Preto/SP, Professora em cursos de graduação e Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ( 2000 a 2016). Tem experiência na área de Educação, em ensino e aprendizagem de Matemática, em história da educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas história do movimento da matemática moderna, história dos saberes elementares matemáticos da escola primária, formação de professores de Matemática.Coordenou, no PPGE da PUCPR, o Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares - GPHDE ( 2003-2016) e o projeto aprovado pelo CNPq, ?Circulação e apropriação de saberes elementares matemáticos do ensino primário no estado do Paraná( 1903-1971). Pesquisadora de vários projetos do GHEMAT, dentre eles o projeto de Cooperação Internacional Brasil-Portugal : "A matemática moderna em escolas do Brasil e de Portugal", aprovado pela CAPES/GRICES, o projeto nacional ?A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário, em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970 , aprovado pelo CNPq e do projeto de Cooperação Internacional, aprovado pela CAPES-COFECUB ,?L?enseignement des mathématiques a l?école primaire, XIXe ? XXe siècle?. Atualmente é Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação -Doutorado em Educação, Ciência e Matemática - PPGCEM, da Rede Amazônica de educação em Ciências, REAMEC. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa GHEMAT BRASIL e pesquisadora do atual projeto aprovado pela FAPESP e em execução no GHEMAT BRASIL, Projeto Temático "A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990" .

Publicado

2014-12-30

Como Citar

FELISBERTO, L. G. dos S.; PINTO, N. B. O ENSINO DE ARITMÉTICA SEGUNDO PROFESSORES PRIMÁRIOS PARANAENSES NO INÍCIO DO SÉCULO XX. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 2, n. 1, p. 36–46, 2014. DOI: 10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p36-46.i5294. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5294. Acesso em: 20 abr. 2024.