ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.20120Palavras-chave:
Ensino, Estudo Bibliog´ráfico, Equações Diferenciais Ordinárias, Estado da ArteResumo
Neste trabalho, apresentamos um estudo bibliográfico do tipo estado da arte, com o objetivo de mapear as produções científicas sobre ensino de equações diferenciais ordinárias, desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação, bem como nos artigos publicados em periódicos científicos. Como instrumento de busca, foram utilizadas as ferramentas de pesquisas do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Portal de Periódicos da Capes para artigos científicos. A coleta de dados ocorreu por meio da leitura sistemática dos trabalhos encontrados durante a busca junto aos repositórios supracitados. Nesse processo, foram inicialmente identificados 56 artigos, 3 teses e 10 dissertações; após a triagem, 14 artigos, 2 teses e 9 dissertações compuseram a amostra analisada. Os resultados da presente pesquisa indicam que existe pouca discussão sobre a temática em epígrafe. A maioria dos trabalhos analisados aponta para o ensino de equações diferenciais ordinárias de primeira ordem, com abordagem interpretativa por meio da modelagem matemática, bem como resolução de problemas e situações-problema. Contudo, percebe-se a utilização dos modelos clássicos de crescimento populacional propostos por Malthus e Verhulst, bem como de modelos aplicados à física. O que sugere pouca variedade de contextualização, como aplicações a um problema específico de engenharia, por exemplo. Outro aspecto evidenciado nos trabalhos analisados é o foco nas soluções gráficas e numéricas de equações diferenciais ordinárias de primeira ordem, com o auxílio de recursos computacionais.
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