ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.20120


Palavras-chave:

Ensino, Estudo Bibliog´ráfico, Equações Diferenciais Ordinárias, Estado da Arte

Resumo

Neste trabalho, apresentamos um estudo bibliográfico do tipo estado da arte, com o objetivo de mapear as produções científicas sobre ensino de equações diferenciais ordinárias, desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação, bem como nos artigos publicados em periódicos científicos. Como instrumento de busca, foram utilizadas as ferramentas de pesquisas do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Portal de Periódicos da Capes para artigos científicos. A coleta de dados ocorreu por meio da leitura sistemática dos trabalhos encontrados durante a busca junto aos repositórios supracitados. Nesse processo, foram inicialmente identificados 56 artigos, 3 teses e 10 dissertações; após a triagem, 14 artigos, 2 teses e 9 dissertações compuseram a amostra analisada.  Os resultados da presente pesquisa indicam que existe pouca discussão sobre a temática em epígrafe. A maioria dos trabalhos analisados aponta para o ensino de equações diferenciais ordinárias de primeira ordem, com abordagem interpretativa por meio da modelagem matemática, bem como resolução de problemas e situações-problema. Contudo, percebe-se a utilização dos modelos clássicos de crescimento populacional propostos por Malthus e Verhulst, bem como de modelos aplicados à física. O que sugere pouca variedade de contextualização, como aplicações a um problema específico de engenharia, por exemplo. Outro aspecto evidenciado nos trabalhos analisados é o foco nas soluções gráficas e numéricas de equações diferenciais ordinárias de primeira ordem, com o auxílio de recursos computacionais.

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Biografia do Autor

  • Odair José Teixeira da Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

    Possui graduação em Ciências Naturais e Matemática - hab. Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Doutorando em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Atualmente é professor Assistente II do Departamento de Engenharia de Alimentos, na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes. Tem experiência na área de Matemática.  

    Doutorando em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari. Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente desenvolve Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Sinop/MT.

  • Maria Madalena Dullius, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Possui Licenciatura Curta em Ciências e Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior, Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Burgos-Espanha. Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando no Programa em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e no Programa em Ensino (PPGEnsino). Foi coordenadora do PPGECE e do PPGEnsino e Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (2014-2020). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Resolução de Problemas, Tecnologias no Ensino, Atividades Experimentais e Formação de Professores.

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Publicado

2025-11-26

Declaração de Disponibilidade de Dados

O conjunto de dados que dá suporte aos resultados da pesquisa foi publicado no próprio artigo.

Como Citar

FONSECA, Odair José Teixeira da; DULLIUS, Maria Madalena. ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25037, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.20120. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/20120. Acesso em: 5 dez. 2025.