A FORMAÇÃO DOUTORAL NA REAMEC: TRAJETÓRIA, VIVÊNCIAS E A PROPOSTA MTSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19520


Palavras-chave:

Educação matemática, Matemática, Formação de professores, MTSA, Educação matemática crítica

Resumo

A formação de professores por vezes é questionada e tensionada por narrativas que afirmam que a escola necessita conectar-se aos tempos contemporâneos. Nas tensões e constatações que remetem à urgente necessidade de novas práticas, importa buscar outras possibilidades formativas. O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória e vivências formativas na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) do primeiro autor. Ancorada em minuciosa atividade de investigação na literatura, a análise culmina com a proposta Matemática, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (MTSA) como possibilidade para outro caminho de formação do professor de matemática. A metodologia adotada é qualitativa com contornos narrativos e autobiográficos ancorados em Severino (2007) e Fonseca (2002). Os resultados sinalizaram a oportunidade estratégica de aproximação da educação matemática crítica à abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para um agir docente matemático sensível às questões e crises globais e locais. Do mesmo modo, o trabalho destaca a relevância das pesquisas e da trajetória formativa em nível de doutoramento desenvolvidas no âmbito da REAMEC.

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Biografia do Autor

  • Gildemberg da Cunha Silva, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Araguaína, Tocantins, Brasil.

    Professor de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - RS), Especialista em Gestão Educacional (IESP) e Matemática (UFPB/IMPA). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Math teacher at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins (IFTO). Doctor in Science and Mathematics Education from the Federal University of Mato Grosso (UFMT). Master?s degree in Production Engineering and Systems from the Vale dos Sinos University (UNISINOS - RS), Specialist in Educational Management (IESP) and Mathematics (UFPB / IMPA).Member of the Brazilian Mathematics Education Society (SBEM) and the Brazilian Mathematics Society (SBM). 

  • Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Programa de Pós-graduação na UNESP, UTFPR e REAMEC

    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1979), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1975), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou estágio de pós-doutoramento no College of Education da Michigan State University (1996 e 1997). É professora associada aposentada pelo Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), docente efetiva no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, e docente colaboradora na Rede em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado - REAMEC e no Programa de Pós-graduação em Formação Científica Educacional e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação científica, formação inicial de professores de Física e formação de professores de Ciências no contexto escolar.

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Publicado

2025-04-25

Edição

Seção

Formação contínua de professores e a REAMEC

Como Citar

SILVA, Gildemberg da Cunha; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de. A FORMAÇÃO DOUTORAL NA REAMEC: TRAJETÓRIA, VIVÊNCIAS E A PROPOSTA MTSA . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25019, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19520. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19520. Acesso em: 5 dez. 2025.