A FORMAÇÃO DOUTORAL NA REAMEC: TRAJETÓRIA, VIVÊNCIAS E A PROPOSTA MTSA
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19520Palavras-chave:
Educação matemática, Matemática, Formação de professores, MTSA, Educação matemática críticaResumo
A formação de professores por vezes é questionada e tensionada por narrativas que afirmam que a escola necessita conectar-se aos tempos contemporâneos. Nas tensões e constatações que remetem à urgente necessidade de novas práticas, importa buscar outras possibilidades formativas. O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória e vivências formativas na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) do primeiro autor. Ancorada em minuciosa atividade de investigação na literatura, a análise culmina com a proposta Matemática, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (MTSA) como possibilidade para outro caminho de formação do professor de matemática. A metodologia adotada é qualitativa com contornos narrativos e autobiográficos ancorados em Severino (2007) e Fonseca (2002). Os resultados sinalizaram a oportunidade estratégica de aproximação da educação matemática crítica à abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para um agir docente matemático sensível às questões e crises globais e locais. Do mesmo modo, o trabalho destaca a relevância das pesquisas e da trajetória formativa em nível de doutoramento desenvolvidas no âmbito da REAMEC.
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