CAMINHOS DE UMA REAMEQUIANA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19516Palavras-chave:
Formação docente inclusiva, Mestrado Profissional, Ensino de Ciências e Matemática, Inclusão, Produtos EducacionaisResumo
A partir do ano de 2011 cresceu o número de pesquisas com a preocupação em ensinar estudantes com deficiências presentes nas classes regulares nas escolas do Brasil, em especial no município de Rio Branco, no Acre, bem como investigações na formação de professores em uma perspectiva inclusiva. O texto tem por objetivo descrever o caminho de uma egressa da 1ª turma do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC (UFMT/UEA/UFPA), frente às transformações na formação da docente/pesquisadora e formadora de professores na Universidade Federal do Acre (UFAC) para um ensino inclusivo em Ciências e Matemática. A pesquisa é qualitativa de natureza (auto)biográfica, cujos dados foram obtidos no site do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM/UFAC), nas turmas de 2014 a 2022, referente às orientações realizadas desde o ano de 2015 no referido programa e no Currículo da Licenciatura em Matemática da UFAC. Os resultados apontam que a partir da formação doutoral da autora ocorreram alterações na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Matemática da UFAC, com a inserção de seis disciplinas voltadas ao ensino de Matemática numa perspectiva da educação especial e inclusiva. Essas transformações foram realizadas com base na tese de Bandeira (2015) e contribuíram para o fortalecimento das pesquisas no ensino de Ciências e Matemática promovendo práticas inclusivas. Além disso, as orientações e construções de produtos educacionais validados no MPECIM possibilitam sua replicação por professores, favorecendo um ensino de Ciências e Matemática cada vez mais inclusivo na Amazônia.
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