CAMINHOS DE UMA REAMEQUIANA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19516


Palavras-chave:

Formação docente inclusiva, Mestrado Profissional, Ensino de Ciências e Matemática, Inclusão, Produtos Educacionais

Resumo

A partir do ano de 2011 cresceu o número de pesquisas com a preocupação em ensinar estudantes com deficiências presentes nas classes regulares nas escolas do Brasil, em especial no município de Rio Branco, no Acre, bem como investigações na formação de professores em uma perspectiva inclusiva. O texto tem por objetivo descrever o caminho de uma egressa da 1ª turma do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC (UFMT/UEA/UFPA), frente às transformações na formação da docente/pesquisadora e formadora de professores na Universidade Federal do Acre (UFAC) para um ensino inclusivo em Ciências e Matemática. A pesquisa é qualitativa de natureza (auto)biográfica, cujos dados foram obtidos no site do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM/UFAC), nas turmas de 2014 a 2022, referente às orientações realizadas desde o ano de 2015 no referido programa e no Currículo da Licenciatura em Matemática da UFAC. Os resultados apontam que a partir da formação doutoral da autora ocorreram alterações na estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Matemática da UFAC, com a inserção de seis disciplinas voltadas ao ensino de Matemática numa perspectiva da educação especial e inclusiva. Essas transformações foram realizadas com base na tese de Bandeira (2015) e contribuíram para o fortalecimento das pesquisas no ensino de Ciências e Matemática promovendo práticas inclusivas. Além disso, as orientações e construções de produtos educacionais validados no MPECIM possibilitam sua replicação por professores, favorecendo um ensino de Ciências e Matemática cada vez mais inclusivo na Amazônia.

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Biografia do Autor

  • Salete Maria Chalub Bandeira , Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil

    Possui graduação em Ciências Pré Opção Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC/1989), graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela UFAC (1994), mestre em Informática, área de concentração Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB campus II Campina Grande -1998), especialista em Tecnologias em Educação pela PUC-RJ (2010) e doutora em Educação, Ciências e Matemática (UFMT - polo UEA - 2015) na linha de formação de professores. Desde 1989 é professora efetiva do Curso de Licenciatura em Matemática da UFAC, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Atua nas disciplinas de: Práticas de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa, Informática Aplicada ao Ensino de Matemática e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no Ensino de Matemática, dentre outras. Professora do mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM/UFAC), desde o ano de 2015 e ministra as disciplinas de: Tecnologias e Materiais curriculares para o Ensino de Matemática e Práticas inclusivas e a (re)construção da prática pedagógica no ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Matemática (Deficiência Visual), seminários e Prática de Ensino Supervisionada. Com experiências no ensino de matemática com usos de Softwares aplicativos com resolução de sistemas lineares (métodos diretos, métodos iterativos) e programação linear (método simplex), com a Educação Matemática Inclusiva (estudantes cegos no Ensino Médio) e construção de recursos didáticos táteis e de voz para deficientes visuais e demais estudantes. Coordenou o Projeto Um Computador por Aluno (UCA-UFAC) de 2010 à 2013 e os cursos de formação continuada: TV na Escola e os Desafios de Hoje e o Mídias na Educação. Atualmente realiza práticas com construções e aplicações de recursos didáticos táteis e de voz com Professores em Formação Inicial do Curso de Licenciatura em Matemática para aplicar em Escolas de Ensino Médio no município de Rio Branco-Acre, em turmas regulares com estudantes cegos. No MPECIM/UFAC atua nas linhas de pesquisa: 1 - Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática; 2 - Recursos e Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática e orienta nos seguintes temas: 1) Inclusão de alunos com deficiência e transtornos com uso de Tecnologia Assistiva (TA) no ensino de ciências e /ou matemática. 2) Uso das TIC/TA em aulas de ciências e matemática: jogos e objetos de aprendizagem. 3) Construção de Recursos didáticos e a prática pedagógica (Ciências e/ou matemática). 4) Saberes e Formação Docente; 5) Neurociência e Educação Matemática. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - MPECIM - UFAC, biênios 2020/2021 e 2022/2023, com prorrogação até abril/2024. Atualmente coordena o Doutorado Profissional em Rede em Ensino de Ciências e Matemática - Polo Acre/RedCIM (em implantação - a partir de 2023). Orientações concluídas na área da deficiência visual, surdez, deficiência intelectual, altas habilidades/superdotação, discalculia e com o uso das tecnologias digitais, com o foco na formação inicial e continuada de professores.

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Publicado

2025-04-25

Edição

Seção

Formação contínua de professores e a REAMEC

Como Citar

BANDEIRA , Salete Maria Chalub. CAMINHOS DE UMA REAMEQUIANA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25014, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19516. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19516. Acesso em: 5 dez. 2025.