ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA PRÁTICA DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19267Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Alfabetização Científica, ModelagemResumo
Este artigo versa sobre Modelagem nas Ciências e Matemática (MCM) e Alfabetização Científica (AC) e objetiva apresentar resultados de pesquisa qualitativa, cuja questão norteadora consiste em responder: como a realização de uma prática pedagógica de MCM, pelo viés da Investigação-Formação-Ação (IFA), contribui para o desenvolvimento da AC? Desse modo, esta pesquisa tem o olhar voltado para a produção dos alunos a partir da materialização do processo de modelagem na sala de aula e para a prática de uma professora pesquisadora. Os sujeitos da pesquisa são 12 alunos do nível médio de ensino de uma escola da rede estadual localizada no município da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e a constituição dos dados deu-se mediante o desenvolvimento da prática de MCM. O corpus de análise consiste no registro escrito dos alunos, diários das aulas da professora pesquisadora e das professoras colaboradoras, assim como a gravação de uma aula que foi transcrita. A análise seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que os indicadores da AC identificados com maior frequência são: organização e classificação de informações, e, na sequência, raciocínio lógico, justificativa e explicação. Assim, é possível inferir que práticas pedagógicas de MCM favorecem o desenvolvimento de habilidades características de uma pessoa cientificamente alfabetizada. Entretanto, é necessário que os professores tenham consciência sobre tais indicadores, a fim de que estes possam ser contemplados em seu planejamento e, portanto, os elementos teóricos e metodológicos da MCM e AC devem ser discutidos na formação de professores.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2010.
BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem na educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto Editora, 2013.
FERRAZ, Arthur Tadeu; SASSERON, Lúcia Helena. Propósitos epistêmicos para a promoção da argumentação em aulas investigativas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 1, p. 42-60, 2017.
GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O livro didático, o professor e o ensino de Ciências: um processo de investigação-formação-ação. 2012. 263f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2012.
JUSTI, Rosária; ERDURAN, Sibel. Characterizing nature of Science: a supporting model for teachers. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL HISTORY, PHILOSOPHY, AND SCIENCE TEACHING GROUP, 2015, Rio de Janeiro. Annals [...]. Rio de Janeiro, 2015.
MALDANER, Otavio Aloisio. Formação de professores para um contexto de referência conhecido. In: NERY, Belmayr Knopki; MALDANER, Otavio Aloisio (orgs.). Formação de professores: compreensões em novos programas e ações. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2014.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.
SASSERON, Lúcia Helena; MACHADO, Vitor Fabrício. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar Física. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
SASSERON, Lúcia Helena; OROFINO, Rena de Paula. Alfabetização científica na perspectiva das Ciências da Natureza: discussões a partir de domínios do conhecimento científico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 15, n. 25, p. 05–23, 2025.
SCHULTZ, Adriane Kis; BONOTTO, Danusa de Lara. Scientific modeling and science literacy in early childhood: a review study. Actio: Docência em Ciências, v. 6, n. 1, p. 1-19, 2021.
SILVA, Maíra Batistoni e; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio – Pesquisa em Educação e Ciências, v. 23, p. 1-20, 2021.
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTO, Adilson Oliveira do Espirito. Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, p. 5-23, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Valquiria Ottonelli Hanauer, Danusa de Lara Bonotto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.















































































