ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA PRÁTICA DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19267


Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Alfabetização Científica, Modelagem

Resumo

Este artigo versa sobre Modelagem nas Ciências e Matemática (MCM) e Alfabetização Científica (AC) e objetiva apresentar resultados de pesquisa qualitativa, cuja questão norteadora consiste em responder: como a realização de uma prática pedagógica de MCM, pelo viés da Investigação-Formação-Ação (IFA), contribui para o desenvolvimento da AC? Desse modo, esta pesquisa tem o olhar voltado para a produção dos alunos a partir da materialização do processo de modelagem na sala de aula e para a prática de uma professora pesquisadora. Os sujeitos da pesquisa são 12 alunos do nível médio de ensino de uma escola da rede estadual localizada no município da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e a constituição dos dados deu-se mediante o desenvolvimento da prática de MCM. O corpus de análise consiste no registro escrito dos alunos, diários das aulas da professora pesquisadora e das professoras colaboradoras, assim como a gravação de uma aula que foi transcrita. A análise seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que os indicadores da AC identificados com maior frequência são: organização e classificação de informações, e, na sequência, raciocínio lógico, justificativa e explicação. Assim, é possível inferir que práticas pedagógicas de MCM favorecem o desenvolvimento de habilidades características de uma pessoa cientificamente alfabetizada. Entretanto, é necessário que os professores tenham consciência sobre tais indicadores, a fim de que estes possam ser contemplados em seu planejamento e, portanto, os elementos teóricos e metodológicos da MCM e AC devem ser discutidos na formação de professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valquiria Ottonelli Hanauer, Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal, São Martinho, Rio Grande do Sul, Brasil

    Mestre em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul ((2024). Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pela FACINTER (2011). Especialização em Supervisão escolar pela UNINTER (2019). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUI (2009). Atualmente é Professora de Matemática da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal RS. Atuando no Ensino Médio e nos anos Finais do Ensino Fundamental. Participante dos Ciclos Formativos de Matemática do projeto de extensão Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Tem experiência na área de Educação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências, Física, Supervisão Escolar e Seminário Integrador, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, formação de professores e Modelagem no Ensino de Ciências e Matemática.

  • Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2017), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atuou como docente nos níveis de ensino fundamental e médio e atualmente atua no ensino superior, sendo professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS, docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC, editora da seção Educação Matemática da Revista Insignare Scientia e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM. Coordenadora no estado do RS do Programa de formação continuada para profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral em tempo integral. Possui experiência na área de Matemática e Educação Matemática com pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior, modelagem na educação e formação inicial e continuada de professores. 

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2010.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem na educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto Editora, 2013.

FERRAZ, Arthur Tadeu; SASSERON, Lúcia Helena. Propósitos epistêmicos para a promoção da argumentação em aulas investigativas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 1, p. 42-60, 2017.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O livro didático, o professor e o ensino de Ciências: um processo de investigação-formação-ação. 2012. 263f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2012.

JUSTI, Rosária; ERDURAN, Sibel. Characterizing nature of Science: a supporting model for teachers. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL HISTORY, PHILOSOPHY, AND SCIENCE TEACHING GROUP, 2015, Rio de Janeiro. Annals [...]. Rio de Janeiro, 2015.

MALDANER, Otavio Aloisio. Formação de professores para um contexto de referência conhecido. In: NERY, Belmayr Knopki; MALDANER, Otavio Aloisio (orgs.). Formação de professores: compreensões em novos programas e ações. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2014.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.

SASSERON, Lúcia Helena; MACHADO, Vitor Fabrício. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar Física. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

SASSERON, Lúcia Helena; OROFINO, Rena de Paula. Alfabetização científica na perspectiva das Ciências da Natureza: discussões a partir de domínios do conhecimento científico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 15, n. 25, p. 05–23, 2025.

SCHULTZ, Adriane Kis; BONOTTO, Danusa de Lara. Scientific modeling and science literacy in early childhood: a review study. Actio: Docência em Ciências, v. 6, n. 1, p. 1-19, 2021.

SILVA, Maíra Batistoni e; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio – Pesquisa em Educação e Ciências, v. 23, p. 1-20, 2021.

SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTO, Adilson Oliveira do Espirito. Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, p. 5-23, 2017.

Downloads

Publicado

2025-12-29

Como Citar

HANAUER, Valquiria Ottonelli; BONOTTO, Danusa de Lara. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA PRÁTICA DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25080, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19267. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19267. Acesso em: 11 jan. 2026.