CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES DE ARAGOMINAS/TO SOBRE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18840Palavras-chave:
Laboratório, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Exercício da docência, Escolas de assentamento, Formação ContinuadaResumo
Este artigo visa apresentar os resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na Educação Básica, tendo como objetivo principal compreender como os professores que ensinam Matemática na rede pública estadual dos Projetos de Assentamento (P.A.) de Aragominas/TO concebem o LEM em seu saber-fazer de sala de aula. A questão de pesquisa é: como os(as) professores(as) que lecionam matemática nas escolas investigadas concebem, em seu saber-fazer de sala de aula, o Laboratório de Ensino de Matemática? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo pesquisa de campo, cuja obtenção de informações para análise realizamos entrevistas com professores de matemática de duas escolas rurais de Aragominas. Para a análise das respostas obtidas optamos por algumas orientações da Análise Textual Discursiva (ATD), resultando em algumas categorias analíticas emergentes, como importância do LEM para a produção de conhecimento matemático, tipo de contato com as Tendências em Educação Matemática (TEM) na formação inicial/continuada do professor e condições do contexto escolar, que apontam para a necessidade de formações continuadas que proporcionem a esses docentes o uso de novas metodologias de ensino.
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