CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES DE ARAGOMINAS/TO SOBRE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18840


Palavras-chave:

Laboratório, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Exercício da docência, Escolas de assentamento, Formação Continuada

Resumo

Este artigo visa apresentar os resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na Educação Básica, tendo como objetivo principal compreender como os professores que ensinam Matemática na rede pública estadual dos Projetos de Assentamento (P.A.) de Aragominas/TO concebem o LEM em seu saber-fazer de sala de aula. A questão de pesquisa é: como os(as) professores(as) que lecionam matemática nas escolas investigadas concebem, em seu saber-fazer de sala de aula, o Laboratório de Ensino de Matemática? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo pesquisa de campo, cuja obtenção de informações para análise realizamos entrevistas com professores de matemática de duas escolas rurais de Aragominas. Para a análise das respostas obtidas optamos por algumas orientações da Análise Textual Discursiva (ATD), resultando em algumas categorias analíticas emergentes, como importância do LEM para a produção de conhecimento matemático, tipo de contato com as Tendências em Educação Matemática (TEM) na formação inicial/continuada do professor e condições do contexto escolar, que apontam para a necessidade de formações continuadas que proporcionem a esses docentes o uso de novas metodologias de ensino.

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Biografia do Autor

  • Liliane Barbosa de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil

    Graduanda no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

  • Adriano Fonseca, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil

    Doutorado em Educação (Tese defendida em fevereiro/2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre em Educação Matemática (Dissertação defendida em março/2009) pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, Área de Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos, UNESP - Rio Claro. Graduado em Matemática (Licenciatura) pela UNESP - São José do Rio Preto em 2001. Atuei como professor da Educação Básica de 2002 à 2009: professor efetivo na EE Prof. Marcelo de Mesquita na cidade de Ipeúna-SP de agosto/2004 a julho/2009. Professor-pesquisador na Universidade Federal do Tocantins - UFT, Câmpus Universitário de Araguaína, de julho/2009 a agosto/2023, e na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, Câmpus Universitário de Araguaína, desde setembro/2023, junto ao curso de Licenciatura em Matemática, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Formação de Professores e Etnomatemática. Temáticas de estudo e pesquisa: formação de professores que ensinam matemática, ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática, teorias de currículo (perspectiva pós-estruturalista), estudos foucaultianos (sujeito, práticas discursivas, relações de poder-saber).

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Publicado

2025-09-20

Como Citar

SOUSA, Liliane Barbosa de; FONSECA, Adriano. CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES DE ARAGOMINAS/TO SOBRE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25030, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18840. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18840. Acesso em: 5 dez. 2025.