EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES DO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18791


Palavras-chave:

Educação do Campo, Licenciatura de Matemática, Currículo, Projeto Pedagógico de Curso, Justiça Social

Resumo

Este artigo relata uma investigação sobre a presença ou ausência de fundamentos da Educação do Campo (EdoC) nos Projetos Pedagógicos de Curso dos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados por instituições públicas de ensino superior no estado de Rondônia. Partindo das demandas históricas dos movimentos sociais, que reivindicam uma formação docente contextualizada às especificidades do campo, o estudo analisa documentos curriculares com base na metodologia de análise documental. O trabalho destaca a importância da Educação do Campo como um campo discursivo fundamentado em princípios de justiça social, direito à terra e reforma agrária. A partir das análises, identifica-se lacunas na articulação explícita entre os currículos e os fundamentos da EdoC, apesar do Plano de Desenvolvimento Estadual de Rondônia (PDES 2015-2030) apresentar diretrizes que incluem a criação de uma Faculdade Estadual Rural. Os resultados evidenciam que, embora algumas dispersões como Educação Matemática e Etnomatemática sejam recorrentes nos PPC analisados, a abordagem da Educação do Campo aparece de forma limitada e fragmentada. Apenas os PPC de alguns dos cursos investigados apresentam referências diretas à temática, mas sem aprofundamento teórico. Além disso, há uma carência de formação específica para professores de Matemática voltada ao contexto das escolas do campo. Por fim, o artigo reflete sobre a necessidade de revisão curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática e a ampliação da Licenciatura em Educação do Campo para contemplar a formação de docentes de Matemática. Conclui-se que, ao integrar princípios da EdoC aos currículos, as instituições públicas podem atuar como agentes de transformação social, promovendo uma educação emancipatória e alinhada às demandas das populações campesinas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Regina de Souza Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp) [https://ror.org/00987cb86]

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - Unir, Campus de Ji-Paraná, (1996). Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa, FAEL (2020). Especialização em Educação Matemática (2001), Gestão Escolar (2002), Mídias em Educação (2013) e Gestão Pública Municipal (2016). Mestrado Acadêmico em Educação Matemática (2021). Doutoranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista -Unesp/Bauru (2022). Compõe o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Currículo (NIPAC/Unesp/CNPq). Representante da Unesp na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Professora de Matemática da rede estadual de ensino, desde 1998. Exerceu interinamente a função de Secretária Municipal de Educação no município de Ji-Paraná/RO (2017 e 2018). Foi professora Formadora de Matemática e Lógica do Proformação, Professora Formadora de Matemática do Gestar I e II, Atuou no Ensino Fundamental anos iniciais e finais, Ensino Médio; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; Formação Continuada do Projeto Açaí para professores/as indígenas; Formação Continuada na Coordenadoria Regional de Ensino - CRE, Ji-Paraná/RO com Oficinas de Matemática, Gestão Democrática para o fortalecimento dos Conselhos Escolares, Grêmio Estudantil e Programa Saúde na Escola- PSE. Exerceu o mandato legislativo no município de Ji-Paraná/RO no período de 2009 a 2016. Atualmente é diretora Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM/RO. Pesquisa em Etnomatemática, Formação de Professores, Educação do Campo e Currículo. Mãe de três belas criaturas: Gabriella, Mateus e Pedro.

  • Sílvia Letícia da Silveira Neves Barboza, Universidade Estadual Paulista (Unesp) [https://ror.org/00987cb86]

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência (PPGEdC) da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, campus Bauru. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível (1997). É membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É membro da Red Escuelas Latinoamericanas Educación Outra, Rede ligada a Red de Posgrados en Educación en Latinoamérica REDPEEL (2023). Atuou como Articuladora do Curso de Formação de Conselheiros Escolares em São José do Rio Preto e Mesoregião (2012-2014). Professora efetiva na Rede Municipal de São José do Rio Preto, SP, (1997-2009), atuou como docente na Educação Especial (2003), atuou na Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I (2004). Na Educação de Jovens e Adultos (2008), em 2009 efetiva como Diretora de Escola, atuando na gestão escolar (2009-2016). Em janeiro de 2017 passou a exercer a função de Assistente Técnico da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de S. J. do Rio Preto, em agosto de 2017 passou a exercer o cargo de Coordenadora Administrativa da Secretaria Municipal de Educação de S. J. do Rio Preto. Em março de 2018 na gestão escolar na Educação Infantil de 0 a 3 anos - modalidade creche. Como Assistente Técnico em um projeto de contraturno no Fundamental I (2018-2020). A partir de janeiro de 2021 na gestão escolar na Educação Infantil de 0 a 3 anos da Rede Municipal de São José do Rio Preto. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em gestão escolar e interessa-se pelos assuntos de Formação de Professores, Educação Infantil, Avaliação e Currículo.  

  • Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp) [https://ror.org/00987cb86]

    Professor bolsista do Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru, atuando no curso de Licenciatura em Matemática. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Mestre em Educação para a Ciência - área de Ensino de Ciências e Matemática (2023) e Licenciado em Matemática (2020) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Compõe o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC/Unesp/CNPq) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica (Unesp/CNPq). Atualmente, é Representante Titular Discente da cadeira de Ciências Humanas na Câmara Central de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências e ao Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal (2018-2019) e Bolsista do CNPq no Pibic na área de Educação (2019-2020). Representante da Unesp na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (2023-2026) e Editor da seção Artigos Científicos da Revista de Educação Matemática - REMat (Qualis A3). Seus estudos e reflexões ocorrem no âmbito da Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Filosofia (Filosofia Política/ Teoria Crítica).

  • Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista (Unesp) [https://ror.org/00987cb86]

    Livre-docente em Educação Matemática, Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi bolsista de Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho), sob supervisão do Prof Dr José Augusto Pacheco. Foi bolsista produtividade do CNPq de 2015 a 2021. Atualmente é professora no Departamento de Economia, Administração e Educação no campus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Unesp campus Bauru). Lidera o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC/Unesp) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica (Unesp). Integra a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) e a Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (Sofie). Atua como Secretária na Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (2023-2026). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (Redpeel). Editora Adjunta da Revista de Educação Matemática - REMat. Desenvolve estudos em Teoria Crítica relacionados a Currículo e Educação em Ciências e Matemática. Mãe do Raphael, da Bianca e do Davi.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 25 nov. 2024.

CALDART, R. S. Concepção de Educação do Campo: um guia de estudo. In: MOLINA, M. C.; MARTINS, M. F. A. (Orgs.). Formação de formadores: reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. p. 55-76. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

MOLINA, M. C. Resultados de pesquisas sobre os (as) Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantins, v. 6, p. 1-18, 2021.

CELLARD, A. Análise Documental. In: Poupart, J, et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. p. 295-316. Petrópolis: Vozes, 2012.

FERREIRA DA SILVA, K.; VIZOLLI, I. Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará – UEPA e a formação para o trabalho docente no contexto rural de Conceição do Araguaia – PA. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantins, v. 5, p. 1-17, 2020.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FRASER, N. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 14-15, p. 231–239, 2006. DOI: 10.11606/issn.2316-9133.v15i14-15p231-239. Disponível em: https://revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50109. Acesso em: 27 nov. 2024.

IFRO. Instituto Federal de Rondônia. Projeto Político do Curso de Licenciatura em Matemática. Cacoal: IFRO, 2014.

IFRO. Instituto Federal de Rondônia. Projeto Político do Curso de Licenciatura em Matemática. Vilhena: IFRO, 2020.

RIBEIRO, E. F.; DE CASTRO, M. A. C. D. Formação inicial e continuada do docente no contexto da Educação do Campo a partir do protagonismo dos movimentos sociais do campo. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 6, n. 2, p. 224-241, 2013.

RONDÔNIA. Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia. Porto Velho: Governo do Estado de Rondônia, 2015. Disponível em: https://antigo.sepog.ro.gov.br/Uploads/Arquivos/PDF/PDES/26.11.%20PLANO%20DE%20DESENVOLVIMENTO%20ESTADUAL%20SUSTENT%C3%81VEL%20DE%20ROND.pdf. Acesso em: 10 de abr. 2024.

SCARIOT, J. R. S. S., et. al. Panorama de Cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. 1-21, 2020.

SILVA, M. J. da; FORMIGOSA, M. M. A Etnomatemática no contexto da Educação do Campo: perspectivas do currículo. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, 2024.

SOUZA, S. A. F. Conhecendo Análise de Discurso: Linguagem, Sociedade e Ideologia. Manaus: Editora Valer, 2006.

TAVEIRA, F. A. L.; PERALTA, D. A. Análise de documentos curriculares de Matemática inspirada na ética discursiva de Jürgen Habermas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 512-537, 2022.

TREVISAN, A. C. R.; DALCIN, A. Formação interdisciplinar de professores: percepções de egressos de um curso de Ciências Naturais e Matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 206–231, 2020.

UNIR. Universidade Federal de Rondônia. Projeto Político do Curso de Licenciatura em Matemática. Ji-Paraná: UNIR, 2017.

UNIR. Universidade Federal de Rondônia. Projeto Político do Curso de Licenciatura em Matemática. Porto Velho: UNIR, 2015.

UNIR. Universidade Federal de Rondônia. Projeto Político Pedagógico Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais. Rolim de Moura: UNIR, 2014.

Publicado

2025-04-25

Como Citar

SILVA, Márcia Regina de Souza; BARBOZA, Sílvia Letícia da Silveira Neves; TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; PERALTA, Deise Aparecida. EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES DO ESTADO DE RONDÔNIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25009, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18791. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18791. Acesso em: 5 dez. 2025.