AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM PRODUTO EDUCACIONAL BASEADA NO MOVIMENTO STEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18565


Palavras-chave:

Educação Científica, MobFog, Movimento STEM, Produto Educacional

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e do tipo participante, vinculada ao mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (PPGSTEM) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A investigação foi orientada pela seguinte questão: “Como a construção e aplicação de um produto educacional embasado no movimento STEM pode contribuir para a promoção da educação científica entre docentes e estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental?”. Os dados foram coletados por meio de perguntas abertas e fechadas e submetidos a análise de conteúdo. O objetivo principal consistiu na construção, aplicação e validação de um Produto Técnico Tecnológico junto a estudantes, o qual foi posteriormente apresentado a docentes da rede municipal de Eldorado do Sul (RS). O produto, fundamentado nas diretrizes da Mostra Brasileira de Foguetes, resultou na elaboração de um manual com orientações para montagem de bases e foguetes conforme os critérios do nível II do evento. Os resultados foram satisfatórios, culminando na conquista de três medalhas de ouro na edição nacional de 2023. Na etapa de avaliação, os professores participantes destacaram aspectos positivos que justificam a adoção do manual em suas práticas pedagógicas, evidenciando sua contribuição efetiva para a promoção da educação científica.

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Biografia do Autor

  • Felipe de Carvalho César, Docente da Rede municipal de Eldorado do Sul, Membro GPEEC-Natureza, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

    Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPgECi - UFRGS); Mestre pelo Programa de Pós Graduação Profissional em Formação Docente para Ciência, Tecnologias, Engenharias e Matemática (PPGSTEM - UERGS); Especialista em Supervisão Educacional, Gestão e Tutoria EAD, Docência no Ensino Superior (Uniergs), C-10 (UFRGS) e Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), Duplo Licenciado em Matemática e Ciências Naturais. Atualmente exerce atividades educacionais no município de Eldorado do Sul - RS, em regime efetivo desempenhando função gratificada junto a secretaria municipal de educação. Integrante do Grupo de Pesquisa GPEEC-Natureza desde 2021.

  • José Vicente Lima Robaina, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Guaíba, Rio Grande do Sul, Brasil

    Professor Adjunto do Campus Porto Alegre, Departamento de Ensino e Currículo (DEC), da Faculdade de Educação (FACED), do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza, UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Docência em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM da UERGS, campus Guaíba, Professor do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza, certificado na CAPES e na UFRGS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Integral na Escola e na Sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces, certificado na CAPES e na UFRGS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/925471285950587.Possui Pós Doutorado em Educação e Educação do Campo FACED/UFRGS (2017), Doutorado em Educação pela UNISINOS (2007), Mestrado em Educação pela UFRGS (1996), Especialização em Toxicologia Aplicada, PUCRS (1987), Especialização em Educação Química, UFRGS (1990), Graduação em Licenciatura Curta em Ciências, PUCRS (1982), Graduação em Licenciatura Plena em Química PUCRS (1985). Tem experiência na área de Ensino de Química, Ensino de Ciências e Educação do Campo, com ênfase em Materiais Didáticos e Alternativos para o ensino-aprendizagem, atuando nos seguintes temas: Formação de Professores, Clubes de Ciências, Educação em Ciências, Educação do Campo Ênfase Ciências da Natureza, Educação Ambiental, Educação em Química, Ensino-aprendizagem de Ciências e Química, PIBID e Prevenção de Drogas na Escola.

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

CÉSAR, Felipe de Carvalho; ROBAINA, José Vicente Lima. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM PRODUTO EDUCACIONAL BASEADA NO MOVIMENTO STEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25035, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18565. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18565. Acesso em: 5 dez. 2025.