AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM PRODUTO EDUCACIONAL BASEADA NO MOVIMENTO STEM
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18565Palavras-chave:
Educação Científica, MobFog, Movimento STEM, Produto EducacionalResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e do tipo participante, vinculada ao mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (PPGSTEM) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A investigação foi orientada pela seguinte questão: “Como a construção e aplicação de um produto educacional embasado no movimento STEM pode contribuir para a promoção da educação científica entre docentes e estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental?”. Os dados foram coletados por meio de perguntas abertas e fechadas e submetidos a análise de conteúdo. O objetivo principal consistiu na construção, aplicação e validação de um Produto Técnico Tecnológico junto a estudantes, o qual foi posteriormente apresentado a docentes da rede municipal de Eldorado do Sul (RS). O produto, fundamentado nas diretrizes da Mostra Brasileira de Foguetes, resultou na elaboração de um manual com orientações para montagem de bases e foguetes conforme os critérios do nível II do evento. Os resultados foram satisfatórios, culminando na conquista de três medalhas de ouro na edição nacional de 2023. Na etapa de avaliação, os professores participantes destacaram aspectos positivos que justificam a adoção do manual em suas práticas pedagógicas, evidenciando sua contribuição efetiva para a promoção da educação científica.
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