POTENCIALIDADES DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18549Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Competências, Criatividade, AutonomiaResumo
A pesquisa apresenta como objetivo verificar as potencialidades da produção de vídeos por estudantes como possibilidade para aprendizagem de matemática. Com uma abordagem qualitativa, essa revisão sistemática de literatura apresenta uma análise de quinze artigos escritos em língua inglesa, espanhola e portuguesa. A base de dados selecionada para a definição da amostra foi o portal de periódicos da CAPES. O estudo é norteado pela seguinte questão: quais são as possíveis potencialidades da produção de vídeos pelos estudantes para o processo de aprendizagem em matemática? Os resultados apontam para o rompimento com modelos tradicionais de ensino, maior envolvimento discente, a combinação de diferentes linguagens e sons que enriquecem os ambientes de aprendizagem, o desenvolvimento de competências socioemocionais, como criatividade, autonomia e colaboratividade, além do protagonismo discente no processo educativo. Contudo, também foram identificados desafios relacionados à infraestrutura das escolas, formação docente e à necessidade de políticas públicas que promovam o uso pedagógico dessas tecnologias. Dessa forma, ressalta-se a relevância de investigações futuras que explorem essas fragilidades, com enfoque na formação docente, avaliação de impacto e adequação das condições institucionais.
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