POTENCIALIDADES DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18549


Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Competências, Criatividade, Autonomia

Resumo

A pesquisa apresenta como objetivo verificar as potencialidades da produção de vídeos por estudantes como possibilidade para aprendizagem de matemática. Com uma abordagem qualitativa, essa revisão sistemática de literatura apresenta uma análise de quinze artigos escritos em língua inglesa, espanhola e portuguesa. A base de dados selecionada para a definição da amostra foi o portal de periódicos da CAPES. O estudo é norteado pela seguinte questão: quais são as possíveis potencialidades da produção de vídeos pelos estudantes para o processo de aprendizagem em matemática? Os resultados apontam para o rompimento com modelos tradicionais de ensino, maior envolvimento discente, a combinação de diferentes linguagens e sons que enriquecem os ambientes de aprendizagem, o desenvolvimento de competências socioemocionais, como criatividade, autonomia e colaboratividade, além do protagonismo discente no processo educativo. Contudo, também foram identificados desafios relacionados à infraestrutura das escolas, formação docente e à necessidade de políticas públicas que promovam o uso pedagógico dessas tecnologias. Dessa forma, ressalta-se a relevância de investigações futuras que explorem essas fragilidades, com enfoque na formação docente, avaliação de impacto e adequação das condições institucionais.

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Biografia do Autor

  • Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Garopaba, Santa Catarina, Brasil.

    Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), especialização em Tecnologias do Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2022) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente estudante do curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - campus Garopaba - em regime de dedicação exclusiva. É pesquisador do grupo GENSQ - Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e editor científico da REMAT, Revista Eletrônica da Matemática. Suas pesquisas estão voltadas para Educação 5.0, Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática e Produção de Vídeos de Matemática. 

  • Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel e em Pedagogia (segunda licenciatura) pela Universidade Dom Bosco. Especialista em Educação Matemática pela UCPel , Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina e Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa. Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel, professora e coordenador adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT, Chefe do Núcleo de Políticas de EaD - NUPED/CPTED, Pesquisa principalmente sobre o Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Educação a Distância e Educação 5.0.

  • Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Letras Libras e Português / Inglês, Especialista em Atendimento Escolar Especializado, Mestre em Educação em Ciências e Doutor em Ciências Biológicas. Atuo como Professor Titular na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Sou membro do Comitê de Assessoramento na Área de Educação da FAPERGS (Biênio 2025-2026). Tenho experiências nas áreas de Educação e Ciências Biológicas, atuando principalmente na Tríplice Fronteira Argentina-Brasil-Uruguai, com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

SILVA, Michelsch João da; FELCHER, Carla Denize Ott; FOLMER, Vanderlei. POTENCIALIDADES DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25008, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18549. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18549. Acesso em: 5 dez. 2025.