APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18470Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Sequência de Ensino Investigativa, Materiais acessíveisResumo
Este estudo investigou a promoção da aprendizagem significativa em Química, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Para isso, foi aplicada uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), utilizando materiais acessíveis, com o objetivo de facilitar a compreensão dos conceitos de Cinética Química e promover maior engajamento dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus, a partir de uma abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Os dados foram analisados por meio da sistematização da prática docente vivenciada, considerando os registros da professora-pesquisadora e a participação dos alunos. Os resultados evidenciaram que, mesmo com recursos limitados, é possível implementar estratégias pedagógicas eficazes e inclusivas, promovendo compreensão conceitual aprofundada e maior envolvimento nas aulas de Química.
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