APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18470


Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Sequência de Ensino Investigativa, Materiais acessíveis

Resumo

Este estudo investigou a promoção da aprendizagem significativa em Química, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Para isso, foi aplicada uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), utilizando materiais acessíveis, com o objetivo de facilitar a compreensão dos conceitos de Cinética Química e promover maior engajamento dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus, a partir de uma abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Os dados foram analisados por meio da sistematização da prática docente vivenciada, considerando os registros da professora-pesquisadora e a participação dos alunos. Os resultados evidenciaram que, mesmo com recursos limitados, é possível implementar estratégias pedagógicas eficazes e inclusivas, promovendo compreensão conceitual aprofundada e maior envolvimento nas aulas de Química.

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Biografia do Autor

  • Juliana Alexandre Limeira, Secretaria de Estado de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC), Manaus, Amazonas, Brasil

    "Professora de Química graduada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFAM. Pós-graduada em 'Tutoria em Educação a Distância' pela Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG). Atualmente, docente da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC-AM). 

  • Irlane Maia de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

    Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Amazonas (2002); Atuou como professora na Rede Estadual de Educação de Manaus (SEDUC), no período de 2000 a 2009; Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (2004); Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia (2008) pela Universidade do Estado do Amazonas; Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Atua como professora Adjunto, Nível 4, da Universidade Federal do Amazonas no Departamento de Biologia e no Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM/UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Processos de Ensino - Aprendizagem em Ciências e Matemática, Transversalidade e Extensão Universitária. Coordenadora do Programa Ciência no Cotidiano (PROCIC).

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

LIMEIRA, Juliana Alexandre; OLIVEIRA, Irlane Maia de. APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25033, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18470. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18470. Acesso em: 5 dez. 2025.