ANÁLISE COLABORATIVA DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS COMO RECURSO PARA A EQUIDADE NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18348


Palavras-chave:

Justiça social, Igualdade, Aprendizagem Colaborativa, Formação contínua

Resumo

Professores de matemática enfrentam inúmeros desafios na educação básica, especialmente no ensino de representações estatísticas, uma área que carece de estudos aprofundados sobre os impactos de práticas colaborativas e da formação docente no engajamento dos alunos. Assim, este trabalho visa examinar como as práticas colaborativas estruturadas e embasadas em atividades desafiadoras contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico de discentes do Ensino Médio, buscando maximizar seu engajamento na análise de gráficos estatísticos. O trabalho foi conduzido em uma instituição privada em Vitória, Espírito Santo, através de uma narrativa de experiências com o intuito de descrever a atividade pedagógica "Gráficos Equivocados", fundamentada em observações e reflexões metacognitivas utilizando-se uma triangulação teórica baseada em Shulman, Tardif e Fiorentini. Seus resultados revelam que uma combinação de estratégias colaborativas e formação contínua aumenta a participação e facilita a compreensão de matemática dos alunos. Além disso, evidencia-se que uma reconfiguração do ambiente de sala de aula e adaptação de funções nos grupos promovem maior equidade na participação dos alunos.

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Biografia do Autor

  • Victor Rigoni de Lima, Serviço Social da Indústria (SESI), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

    Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor de matemática no Serviço Social da Indústria (SESI), Vitória, ES. Trabalha como professor de matemática na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Atualmente também participa do Programa de Especialização Docente (PED Brasil), uma iniciativa do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, localizado na Stanford Graduate School of Education, desenvolvido em parceria com o Instituto Canoa.

  • Anderson de Moraes Fonseca, Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP, Brasil.

    Formado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e Pedagogia (UNIMES), atualmente cursando Mestrado Profissional em Educação -Linha 3 - Práticas Pedagógicas para Equidade (MPE - UNITAU). Ampla experiência profissional na área educacional, atuando como professor de ensino fundamental e médio desde 2012. Tendo atuado também como bolsista no Programa Escola da Família, onde desenvolvi projetos educacionais artísticos, pedagógicos e esportivos junto à comunidade escolar da cidade de São Luiz do Paraitinga. Atualmente atuo como docente em matemática na Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia, desenvolvendo diversos projetos como professor e paraninfo do Grêmio Estudantil. No ano de 2023 recebi da Diretoria de Ensino de Taubaté, Menção Honrosa por desenvolver "Boas Práticas do Ensino Médio - PEI" e um certificado da mesma diretoria como "Professor Inspirador". Desenvolvo pesquisas acadêmicas sobre as minhas práticas pedagógicas, buscando uma melhoria na minha formação e na qualidade do ensino.

  • Susana Aparecida da Veiga, Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, São Paulo, Brasil.

    Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998); mestre em Engenharia de Produção - Transporte e Logística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Especialista em Tecnologias em Educação a Distância (2012) . Atualmente é professora assistente II da Universidade de Taubaté (UNITAU), onde atua como coordenadora pedagógica dos cursos de Educação a Distância, trabalha as disciplinas de Matemática Aplicada e Matemática Financeira na graduação presencial e as disciplinas de Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática 1, 2 e 3 na linha 3 do Mestrado Profissional em Educação. É membro de NDEs de cursos de Licenciatura, na área de Gestão e Negócios a Distância e dos cursos de ADS e SI a distância. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia Econômica e Matemática Financeira. Também atuou como supervisora das Atividades Acadêmico Científico Culturais (AACC) dos cursos a Distância, como supervisora de Avaliação dos cursos a Distância, como coordenadora dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática a Distância. Foi coordenadora de subprojeto de PIBID do curso ProCampo da Universidade de Taubaté. Participa do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e do grupo de estudos Práticas em Educação à Distância do PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA: inovação e equidade na educação básica. 

  • Willian José Ferreira, Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, São Paulo, Brasil

    Professor e pesquisador. Físico, formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Desde 2002, dedica-se ao Laboratório de Biogeoquímica Ambiental do INPE, investigando as emissões de gases de efeito estufa e suas dinâmicas em mudanças de uso do solo e ambientes aquáticos, com contribuições para políticas públicas de mitigação e adaptação ambiental. Desde 2013, é docente no Instituto Básico de Ciências Exatas da UNITAU. Em 2015, passou a atuar no Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHi), desenvolvendo estudos e relatórios sobre Hidrologia Ambiental. Em 2023, integrou-se ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, contribuindo para o Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais (MACA) e o Mestrado Profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental (MPEDGA), com foco em pesquisas sobre Hidrologia e Gestão Hídrica. No mesmo ano, passou a integrar o Mestrado Profissional em Educação (MPE), investigando Práticas Pedagógicas para a Equidade no ensino de Matemática. Entre seus projetos de pesquisa, destacam-se aqueles voltados às práticas pedagógicas em matemática e ciências para a equidade na educação básica, aos processos formativos de professores e às estratégias interdisciplinares para o desenvolvimento sustentável. Participa do Programa de Especialização Docente (PED Brasil), uma iniciativa do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, em parceria com a Stanford Graduate School of Education e o Instituto Canoa, ampliando sua atuação na formação docente e na promoção da equidade educacional.

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Publicado

2025-03-25

Como Citar

LIMA, Victor Rigoni de; FONSECA, Anderson de Moraes; DA VEIGA, Susana Aparecida; FERREIRA, Willian José. ANÁLISE COLABORATIVA DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS COMO RECURSO PARA A EQUIDADE NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25007, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18348. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18348. Acesso em: 5 dez. 2025.