O ENSINO DE MATEMÁTICA E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18285


Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência Intelectual, Ensino de Matemática, Professores, Estudantes

Resumo

Esta pesquisa objetiva suscitar reflexões sobre o papel do professor de matemática e como estimula a participação e a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual, no contexto da educação inclusiva. Nesse sentido busca-se compreender como professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede estadual do município de Jauru em Mato Grosso, organizam e planejam suas práticas de ensino, no processo de escolarização e de aprendizagem inclusiva de estudantes com deficiência intelectual, observando suas habilidades. Para tanto, tem-se como objetivo principal, analisar essas práticas e como se efetiva a inclusão desses sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. Os referenciais teóricos que balizaram o objeto pesquisado se organizaram de maneira a apresentar o contexto da deficiência intelectual, descrever a formação de professores para a educação inclusiva e aspectos da educação matemática que fortalecem o ensino inclusivo. Os instrumentos de pesquisa utilizados para reunir as narrativas para a produção de dados foram questionários semiestruturados, respondidos por professores e professoras da disciplina de matemática da Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo. A análise das respostas dos colaboradores possibilitou inferir que, mesmo diante das dificuldades estruturais enfrentadas na atuação da educação inclusiva, os professores conseguem promover adaptações curriculares de pequeno porte para estudantes com deficiência intelectual e buscam a utilização de práticas inclusivas, sobretudo com a utilização do lúdico e, que se mostram capazes de promover aprendizagem no contexto inclusivo.

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Biografia do Autor

  • Laudiane Silva de Oliveira Ferreira , Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

    Possui graduação em Matemática pela UNIC (Universidade de Cuiabá) em 2002. Tendo experiência na área de Matemática. Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) em 2004. Especializações em Educação Matemática pelo ICE (Instituto Cuiabano de Educação) em 2005, em Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado - AEE pela FCA (Faculdade de Ciências Administrativas) em 2016, e em Libras e Educação Inclusiva pelo IF (Instituto Federal de Mato Grosso) em 2019. Professora desde 1996, em 2000 como professora efetiva na rede estadual do ensino fundamental, assumiu a função de diretora escolar na Escola Estadual Francisco Salazar nos anos letivos de 2004 e 2005, no ano de 2009 com o redimensionamento das Escolas do município de Jauru passou a atuar na Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo, atualmente leciona para alunos da sala de recursos, das turmas do ensino fundamental e médio, tendo experiência no ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA)). Possui experiência como tutora presencial no curso de licenciatura em Física da DEAD/UAB/UNEMAT no polo UAB de Jauru. E desde 2007 também professora efetiva de Matemática. Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede Nacional PROFEI/UNEMAT polo de Sinop na área de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 

  • Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

    Sou licenciada em Matemática pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) (2001), mestre em Matemática, pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) (2007) e doutora em Educação em Ciências e Matemática, pela Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2021). Sou professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), Campus de Sinop-MT. Atuo em projetos (extensão, pesquisa e outros) que contemplam o Ensino de Matemática na Educação Pública. Dentre eles, alguns se dedicam/dedicaram a desenvolver de modo direto ações em escolas públicas do município de Sinop-MT. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática, da UNEMAT, Campus de Sinop. Professora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Atualmente, também me dedico a desenvolver estudos sobre processos de escolarização e o desenvolvimento de habilidades matemáticas de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da Educação Inclusiva. Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). Membro da Diretoria da Associação de Pais e Amigos das Pessoas Autistas (AMA) de Sinop-MT.

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Publicado

2025-09-29

Como Citar

FERREIRA , Laudiane Silva de Oliveira; DIAS, Chiara Maria Seidel Luciano. O ENSINO DE MATEMÁTICA E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25031, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18285. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18285. Acesso em: 5 dez. 2025.