O ENSINO DE MATEMÁTICA E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18285Palavras-chave:
Inclusão, Deficiência Intelectual, Ensino de Matemática, Professores, EstudantesResumo
Esta pesquisa objetiva suscitar reflexões sobre o papel do professor de matemática e como estimula a participação e a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual, no contexto da educação inclusiva. Nesse sentido busca-se compreender como professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede estadual do município de Jauru em Mato Grosso, organizam e planejam suas práticas de ensino, no processo de escolarização e de aprendizagem inclusiva de estudantes com deficiência intelectual, observando suas habilidades. Para tanto, tem-se como objetivo principal, analisar essas práticas e como se efetiva a inclusão desses sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. Os referenciais teóricos que balizaram o objeto pesquisado se organizaram de maneira a apresentar o contexto da deficiência intelectual, descrever a formação de professores para a educação inclusiva e aspectos da educação matemática que fortalecem o ensino inclusivo. Os instrumentos de pesquisa utilizados para reunir as narrativas para a produção de dados foram questionários semiestruturados, respondidos por professores e professoras da disciplina de matemática da Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo. A análise das respostas dos colaboradores possibilitou inferir que, mesmo diante das dificuldades estruturais enfrentadas na atuação da educação inclusiva, os professores conseguem promover adaptações curriculares de pequeno porte para estudantes com deficiência intelectual e buscam a utilização de práticas inclusivas, sobretudo com a utilização do lúdico e, que se mostram capazes de promover aprendizagem no contexto inclusivo.
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