UM ESTADO DA ARTE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18275


Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa, Ensino de Química, Pesquisa teórica

Resumo

O ensino tradicional muitas vezes se limita a depositar informações sem contextualização. No ensino de química, uma ciência que apresenta grande abstração, isso pode ser um agravante. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel oferece uma alternativa ao promover a formação de significados e a conexão entre novos conhecimentos e os já existentes. Nessa linha, este estudo objetiva analisar como a TAS se implementou no ensino de química por meio de um mapeamento em um banco de dados online. O estudo se caracteriza como um estado da arte, sendo realizada uma revisão qualitativa, sem um recorte temporal, das teses e dissertações presentes no repositório da CAPES que discutem a TAS voltada ao ensino de química. Obtivemos um corpus de 34 estudos analisados seguindo o método de análise de conteúdo de Bardin (2016) à luz de quatro categorias que incluem a aplicação da TAS no ensino básico e superior, o uso de mapas conceituais e concepções sobre a organização do ensino. Os resultados tangíveis nos indicam o modo em que a TAS vem sendo implementada no ensino de química e enfatizam a importância de favorecer a contextualização dos conteúdos, também apontam que os mapas conceituais podem ser ferramentas úteis para planejamento e avaliação das aulas devido a sua hierarquização. Assim, a pesquisa enfatiza a importância de promover a aprendizagem significativa em todos os níveis de ensino, além de sugerir a implementação de mais discussões e práticas sobre ensino e avaliação baseada na TAS.

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Biografia do Autor

  • Jessica Danielly Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

    Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2021) e mestrado em Ensino pelo programa de Pós-Graduação em ensino - POSENSINO, ofertado pela ampla associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2024). Com ênfase em Ensino de Química, vem atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, aprendizagem significativa, materiais didáticos e divulgação científica.

  • Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Apodi, Rio Grande do Norte, Brasil

    Possui Graduação em Química Industrial (2007), Mestrado (2009) e Doutorado em Química (2013) pela Universidade Federal do Ceará com trabalhos desenvolvidos nas áreas de Produtos Naturais e Biocátalise e graduação em Licenciatura em Química (2021) pela Universidade Federal Rural do Semi-árido. Atualmente é professor do quadro efetivo de Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi, do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN - IFRN). Foi coordenador do curso Técnico em Química (2015-2017), da Licenciatura em Química (2017-2019) e do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Campus Apodi (2020-2022), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Apodi e Coordenador Acadêmico do Cursos de Doutorado junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho/Portugal em convênio com o IFRN. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Avaliador Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em atos de credenciamento presencial. Orienta projetos nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Química Orgânica, Química de Produtos Naturais e Biocatálise nos níveis de graduação e pós-graduação.

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

SILVA, Jessica Danielly; ALVES, Leonardo Alcântara. UM ESTADO DA ARTE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25029, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18275. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18275. Acesso em: 5 dez. 2025.