UM ESTADO DA ARTE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18275Palavras-chave:
Teoria da Aprendizagem Significativa, Ensino de Química, Pesquisa teóricaResumo
O ensino tradicional muitas vezes se limita a depositar informações sem contextualização. No ensino de química, uma ciência que apresenta grande abstração, isso pode ser um agravante. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel oferece uma alternativa ao promover a formação de significados e a conexão entre novos conhecimentos e os já existentes. Nessa linha, este estudo objetiva analisar como a TAS se implementou no ensino de química por meio de um mapeamento em um banco de dados online. O estudo se caracteriza como um estado da arte, sendo realizada uma revisão qualitativa, sem um recorte temporal, das teses e dissertações presentes no repositório da CAPES que discutem a TAS voltada ao ensino de química. Obtivemos um corpus de 34 estudos analisados seguindo o método de análise de conteúdo de Bardin (2016) à luz de quatro categorias que incluem a aplicação da TAS no ensino básico e superior, o uso de mapas conceituais e concepções sobre a organização do ensino. Os resultados tangíveis nos indicam o modo em que a TAS vem sendo implementada no ensino de química e enfatizam a importância de favorecer a contextualização dos conteúdos, também apontam que os mapas conceituais podem ser ferramentas úteis para planejamento e avaliação das aulas devido a sua hierarquização. Assim, a pesquisa enfatiza a importância de promover a aprendizagem significativa em todos os níveis de ensino, além de sugerir a implementação de mais discussões e práticas sobre ensino e avaliação baseada na TAS.
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