REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE CONCEPÇÕES CURRICULARES EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18262Palavras-chave:
Currículo, Avaliação, Ensino Superior, Ciências da Natureza, Revisão de LiteraturaResumo
Este estudo de natureza qualitativa apresenta os resultados de uma análise sobre pesquisas encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que tratam de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Licenciatura na área de Ciências da Natureza (CN). Tem por objetivo identificar concepções de currículo, ensino e avaliação presentes nas pesquisas disponíveis na BDTD, relacionadas aos PPC dos cursos de Licenciatura em CN. Foram selecionadas seis pesquisas, as quais foram analisadas com base em categorias a priori de referenciais da área. Utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2016) e, para a metodologia de análise, fizemos uso de três categorias a priori: i) concepções de currículo; ii) de ensino; e iii) de avaliação. Os resultados revelaram que a concepção tradicional se destaca no currículo, contendo todos os elementos constituintes. As concepções críticas e pós-críticas foram identificadas em menor proporção. Quanto às abordagens de ensino, foram encontradas todas: a tradicional, a comportamentalista, a humanista, a cognitivista e a sociocultural, com ênfase nas duas primeiras, já que ambas apresentaram grande parte dos elementos constituintes. Na avaliação, apenas um dos elementos constituintes foi encontrado em cada uma das concepções investigadas - tecnológica, cultural e política -, não sendo identificado nenhum elemento da concepção pós-moderna. Nos PPC, prevalecem concepções tradicionais de currículo e de ensino. A avaliação é pouco abordada e notadamente preocupada com a avaliação institucional. A sombra da tradição prevalece, moldando o cenário educacional com seu vínculo profundamente entranhado.
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