REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE CONCEPÇÕES CURRICULARES EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18262


Palavras-chave:

Currículo, Avaliação, Ensino Superior, Ciências da Natureza, Revisão de Literatura

Resumo

Este estudo de natureza qualitativa apresenta os resultados de uma análise sobre pesquisas encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que tratam de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Licenciatura na área de Ciências da Natureza (CN). Tem por objetivo identificar concepções de currículo, ensino e avaliação presentes nas pesquisas disponíveis na BDTD, relacionadas aos PPC dos cursos de Licenciatura em CN. Foram selecionadas seis pesquisas, as quais foram analisadas com base em categorias a priori de referenciais da área. Utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2016) e, para a metodologia de análise, fizemos uso de três categorias a priori: i) concepções de currículo; ii) de ensino; e iii) de avaliação. Os resultados revelaram que a concepção tradicional se destaca no currículo, contendo todos os elementos constituintes. As concepções críticas e pós-críticas foram identificadas em menor proporção. Quanto às abordagens de ensino, foram encontradas todas: a tradicional, a comportamentalista, a humanista, a cognitivista e a sociocultural, com ênfase nas duas primeiras, já que ambas apresentaram grande parte dos elementos constituintes. Na avaliação, apenas um dos elementos constituintes foi encontrado em cada uma das concepções investigadas - tecnológica, cultural e política -, não sendo identificado nenhum elemento da concepção pós-moderna. Nos PPC, prevalecem concepções tradicionais de currículo e de ensino. A avaliação é pouco abordada e notadamente preocupada com a avaliação institucional. A sombra da tradição prevalece, moldando o cenário educacional com seu vínculo profundamente entranhado.

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Biografia do Autor

  • Sueli Maria Florczak, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil

    Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do RS (1984). Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito Santo Ângelo (1996) e Pós-graduação em Interdisciplinaridade pelo FACIPAL, é Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo. Na Educação Básica, atuou em classes de Alfabetização, nas Séries Iniciais e na Educação Infantil. Foi docente de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, de Metodologia do ensino de ciências, Metodologia do ensino de matemática e Didática no curso de Magistério. Foi Supervisora Escolar, Orientadora Educacional, Vice diretora e Diretora de Escola Pública de Educação Básica.É pedagoga na Universidade federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo-RS atuando na Assessoria Acadêmica e no Setor de Acessibilidade.

  • Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil

    Possui Graduação em Ciências, Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (2003), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2015). Tem experiência na área de Química, com ênfase no Ensino de Ciências, atuando nos seguintes temas: Educação Ambiental; Experimentação no Ensino de Ciências; Avaliação Educacional; Políticas Educacionais e Currículo. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Atua no Curso de Química Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), orientando na Linha 1 do Programa da UFFS, Campus Cerro Largo, RS. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Química até 2018 e subprojeto Biologia até 2019. Coordenou PIBID Química-Física-Biologia (2022-2024). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Participante da Red Latinoamericana de Educación en Ciencias Naturales - RedLaECiN. Coordenadora de Estágios. Coordenadora Sênior da Revista Insignare Scientia (RIS) e Coordenadora adjunta do PPGEC. 

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Publicado

2025-03-15

Como Citar

FLORCZAK, Sueli Maria; UHMANN, Rosangela Inês Matos. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE CONCEPÇÕES CURRICULARES EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25005, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18262. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18262. Acesso em: 5 dez. 2025.