ANÁLISE DE PROJETOS DE CIÊNCIA CIDADÃ REFERENTES A TEMÁTICAS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18165


Palavras-chave:

Ciência cidadã, alfabetização científica, evolução

Resumo

O conceito de Ciência Cidadã está relacionado com a participação pública de não profissionais e cientistas na coleta e análise de dados, colaborando no desenvolvimento dos conhecimentos científicos. No contexto do Ensino de Ciências em Evolução, a Ciência Cidadã pode ser utilizada para contribuir com a Alfabetização Científica através de projetos que abordem a temática evolutiva em sala de aula. Assim, a presente pesquisa buscou analisar projetos de Ciência Cidadã com temáticas evolutivas disponíveis na internet, e sua relação com a aprendizagem, além de analisar os níveis de participação dos cidadãos nos projetos de Ciência Cidadã e os potenciais objetivos de aprendizagem de evolução nos projetos. Os resultados foram organizados e discutidos sob a perspectiva da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), construindo Unidades de Contexto para o percurso metodológico e análise dos resultados. Identificamos que poucos foram os projetos que trabalhavam exclusivamente a temática evolutiva, e que não houve nenhum projeto que tivesse alcançado os níveis máximos de participação e objetivos de aprendizagem. Sendo assim, é necessário que os projetos de Ciência Cidadã em Evolução sejam melhor planejados para que alcancem um maior nível de Alfabetização Científica em Evolução.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriela Canteiro Figliano, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2024). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa e Ensino de Epistemologia das Ciências (GPEEC) na Universidade Estadual de Londrina.

  • Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

    Professora Associada B no Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, epistemologia da biologia, aprendizagem baseada em problemas, resolução de problemas.

Referências

ALBAGLI, Sarita; ROCHA, Luana. Ciência cidadã no Brasil: um estudo exploratório. In.: BORGES, Maria Manuel; CASSADO, Elias Sanz (coord.) Sob a lente da ciência aberta: olhares de Portugal, Espanha e Brasil. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021, p. 489-511. Disponível em: https://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/BibliotecaDigital/BibDigitalLivros/TodosOsLivros/Sob-a-lente-da-ciencia-aberta.pdf#page=491.

ATIAS, Osnat et al. In pursuit of mutual benefits in school-based citizen science: who wins what in a win-win situation?. Instructional Science, Haifa. v. 51, n. 5, p. 695-728, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11251-022-09608-2.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BELA, Györgyi et al. Learning and the transformative potential of citizen science. Conservation Biology, v. 30, n. 5, p. 990-999, 2016. https://doi.org/10.1111/cobi.12762.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BONNEY, Rick. Citizen science: a lab tradition. Living Bird, Nova York, v. 15, p. 7-15, 1996.

BOPARDIKAR, Anushree; BERNSTEIN, Debra; MCKENNEY, Susan. Designer considerations and processes in developing school-based citizen-science curricula for environmental education. Journal of Biological Education, v. 57, n. 3, p. 592-617, 2021. https://doi.org/10.1080/00219266.2021.1933134.

BRANDT, Miriam et al. Promoting scientific literacy in evolution through citizen science. Proceedings of the Royal Society B, v. 289, n. 1980.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p, 89-100, 2003. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009.

DE MIRANDA MARTINS, Diny Gabrielly; DE SOUZA CABRAL, Eloisa Helena. Panorama dos principais estudos sobre ciência cidadã. ForScience, Formiga, v. 9, n. 2, e01030, jul./dez. 2021. https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e1030.

DOS SANTOS, William Rossani. O processo de Alfabetização Científica no ensino de evolução biológica. AONDÊ: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Estadual de São Carlos. v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/William-Rossani-Dos-Santos/publication/362929549_O_Processo_de_Alfabetizacao_Cientifica_no_Ensino_de_Evolucao_Biologica_The_scientific_literacy_process_in_the_teaching_of_biological_evolution/links/6307a4f461e4553b9539d5b9/O-Processo-de-Alfabetizacao-Cientifica-no-Ensino-de-Evolucao-Biologica-The-scientific-literacy-process-in-the-teaching-of-biological-evolution.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.

FUMEIRO, Carlíria Lima et al. Alfabetização científica e tecnológica como princípio da formação do cidadão. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019.

HURD, Paul DeHart. Scientific literacy: New minds for a changing world. Science education. v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998. https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.741.

IRWIN, Alan. Citizen science: a study of people, expertise and sustainable development. London and NewYork: Routledge, 1995. https://doi.org/10.4324/9780203202395.

LIMA, Carlos Eduardo da Costa. A ciência cidadã como movimento intermediador para a democratização do acesso à informação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da informação), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/52651. Acesso em: 08 mar. 2024.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 3, p. 45-61, 2001. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104.

MAYR, Ernst. Biologia, ciência única. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

OLIVEIRA, Edinalva; LOPES, Claudemira Vieira Gusmão (org.). Ciência cidadã e educação em ciências: diálogos para formação docente: a dinâmica das abordagens da ciência cidadã e o PICCE. Curitiba. 2023. E-book (123p.) color. ISBN: N 978-65-5458-168-4. Disponível em: https://picce.ufpr.br/e-books/. Acesso em: 30 mai. 2024.

PACHECO, Jailson et al. Ciência Cidadã e a Educação Básica: uma revisão bibliográfica sobre a Ciência Cidadã, suas tipologias e relações com o Ensino de Ciências. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 15, n. 1, p. 70-95, 2023. https://doi.org/10.24979/bmirr.v15i1.1132.

PARRA, Henrique ZM. Ciência Cidadã: modos de participação e ativismo informacional. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L. Maciel; ABDO, A. H. (org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. p. 121-142. Disponível em: https://bit.ly/3YeyGjy. Acesso em: 26 nov. 2023

PHILLIPS, Tina et al. A framework for articulating and measuring individual learning outcomes from participation in citizen science. 2018.

SHAH, Harsh R.; MARTINEZ, Luis R. Current approaches in implementing citizen science in the classroom. Journal of microbiology & biology education, v. 17, n. 1, p. 17-22, 2016. https://doi.org/10.1128/jmbe.v17i1.1032.

SHIRK, Jennifer L. et al. Public participation in scientific research: a framework for deliberate design. Ecology and society. v. 17, n. 2, 2012. http://dx.doi.org/10.5751/ES-04705-170229.

SOUZA, T. T. de; HENCKES, S. B. R.; GEWEHR, D.; SCARTEZZINI, B.; STROHSCHOEN, A. A. G. Letramento científico na docência de professores de Biologia: concepção e prática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 2, p. 310–323, 2018. https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p310-323.i6560

TAUGINIENĖ, Loreta et al. Citizen science in the social sciences and humanities: the power of interdisciplinarity. Palgrave Communications, v. 6, n. 1, p. 1-11, 2020. https://doi.org/10.1057/s41599-020-0471 y.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

FIGLIANO, Gabriela Canteiro; ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. ANÁLISE DE PROJETOS DE CIÊNCIA CIDADÃ REFERENTES A TEMÁTICAS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25028, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18165. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18165. Acesso em: 5 dez. 2025.