RACISMO AMBIENTAL: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2013 A 2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.17843


Palavras-chave:

Desigualdades Socioambientais, Educação Ambiental, Produção Científica, Racismo Ambiental

Resumo

Racismo ambiental é uma expressão usada para nomear o fato de que os riscos e os impactos socioambientais provenientes da exploração de recursos naturais ou de descarte de resíduos, destinados de forma desigual, atingem diretamente as populações mais vulneráveis e sem participação nos processos de decisões sociais. O racismo ambiental se caracteriza pela ausência de políticas públicas que poderiam mitigar esses impactos na vida das populações. O presente estudo teve como objetivo identificar as principais características das pesquisas sobre racismo ambiental na literatura acadêmica no período de 2013 a 2023. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Google Acadêmico, Periódicos Capes e Dialnet, a partir de três descritores: racismo ambiental e Educação Ambiental crítica; racismo ambiental e ensino de biologia; racismo ambiental e educação. Os dados apontam que os anos mais produtivos sobre a temática racismo ambiental foram 2020, 2021 e 2022 e estão mais associados ao campo de Educação Ambiental, tanto em relação aos Periódicos/Revistas acadêmico-científicos quanto na interface entre as temáticas. De forma complementar, tem-se a predominância do Sudeste e do Nordeste como regiões que concentram os/as autores/as das pesquisas, um dado importante para entender a distribuição regional da produção científica no país. Outro ponto a considerar é o perfil da população afetada e como a expressão do racismo ambiental pode ser diversificada. Há inúmeros desafios para a inserção do tema nos currículos escolares, dentre os quais, a dificuldade de colocar em discussão pontos sensíveis que desestabilizam a estrutura social. Espera-se que esta pesquisa contribua para a construção de conhecimento sobre racismo ambiental e constitua uma referência útil para fomentar o debate na área.

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Biografia do Autor

  • Zilene Moreira Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

    Racismo ambiental é uma expressão usada para nomear o fato de que os riscos e os impactos socioambientais provenientes da exploração de recursos naturais ou de descarte de resíduos, destinados de forma desigual, atingem diretamente as populações mais vulneráveis e sem participação nos processos de decisões sociais. O racismo ambiental se caracteriza pela ausência de políticas públicas que poderiam mitigar esses impactos na vida das populações. O presente estudo teve como objetivo identificar as principais características das pesquisas sobre racismo ambiental na literatura acadêmica no período de 2013 a 2023. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Google Acadêmico, Periódicos Capes e Dialnet, a partir de três descritores: racismo ambiental e Educação Ambiental crítica; racismo ambiental e ensino de biologia; racismo ambiental e educação. Os dados apontam que os anos mais produtivos sobre a temática racismo ambiental foram 2020, 2021 e 2022 e estão mais associados ao campo de Educação Ambiental, tanto em relação aos Periódicos/Revistas acadêmico-científicos quanto na interface entre as temáticas. De forma complementar, tem-se a predominância do Sudeste e do Nordeste como regiões que concentram os/as autores/as das pesquisas, um dado importante para entender a distribuição regional da produção científica no país. Outro ponto a considerar é o perfil da população afetada e como a expressão do racismo ambiental pode ser diversificada. Há inúmeros desafios para a inserção do tema nos currículos escolares, dentre os quais, a dificuldade de colocar em discussão pontos sensíveis que desestabilizam a estrutura social. Espera-se que esta pesquisa contribua para a construção de conhecimento sobre racismo ambiental e constitua uma referência útil para fomentar o debate na área.

  • Laura Moreira Pinto Santiago, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas e possui como áreas de interesse em Educação, Ensino de Biologia, Educação Ambiental, Racismo Ambiental, Biologia Geral, Gênero e Sexualidade. Participou de projetos de pesquisa, como bolsista PIBIC-UFRRJ, com linha de pesquisa voltada para a inserção da temática Racismo Ambiental na formação de professores e na educação básica. Atualmente está vinculada ao PPG em Ensino em Biociências e Saúde, IOC/FIOCRUZ.

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Publicado

2025-02-15

Como Citar

PEREIRA, Zilene Moreira; SANTIAGO, Laura Moreira Pinto. RACISMO AMBIENTAL: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2013 A 2023). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25003, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.17843. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17843. Acesso em: 5 dez. 2025.