ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM GEOGEBRA
DOI:

Palavras-chave:
Geometria, GeoGebra, Ensino, AprendizagemResumo
Esta edição da Revista REAMEC, intitulada "Ensino e aprendizagem da Geometria com o GeoGebra", é uma iniciativa do Colóquio GeoGebra da Comunidade GeoGebra Latino-Americana, que é um espaço de compartilhamento acadêmico onde pesquisadores, professores e criadores de recursos se encontram para trocar ideias e compartilhar os avanços no uso do GeoGebra na região. Esta edição apresenta pesquisas e propostas pedagógicas em que o GeoGebra serve como um meio para o ensino e a aprendizagem de conceitos geométricos. Esta edição é composta por sete artigos sobre geometria plana, espacial e analítica. O uso das ferramentas do GeoGebra é variado, indo desde o GeoGebra 2D, GeoGebra 3D e GeoGebra realidade aumentada. Esta edição não é apenas um testemunho de pesquisas e experiências no ensino de geometria com o GeoGebra, mas também um convite à reflexão e à ação sobre como podemos tirar o máximo proveito dessa ferramenta em nossas salas de aula de matemática.
Downloads
Referências
GARCÍA-CUELLAR, D.; MARTÍNEZ-MIRAVAL, M. Reconfiguración de figuras para el cálculo de áreas con la herramienta polígono rígido de GeoGebra. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23111, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16860
GUADARRAMA; A.; BECERRIL, F. Figuras elaboradas con GeoGebra como estrategia didáctica para la enseñanza de la geometría analítica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23112, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16861
KOFTUN, V.; BASNIAK, M. Abordando propriedades conceituais e figurais de objetos geométricos em construções no GeoGebra. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23113, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16862
POVEDA, W. Estudio de cuadriláteros basado en resolución de problemas y uso de GeoGebra. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23114, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16863
RIZZO, K.; COSTA, V. Diseño de un recorrido de estudio e investigación que combina fotografía, GeoGebra y funciones matemáticas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23115, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16864
SANCHEZ, I.; MENDES, X; CASTILLO, L. Atividades históricas com GeoGebra para explorar a representação geométrica do cone. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23117, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16866
SUA, C.; GUTIERREZ, A. Diseño de tareas con realidad aumentada en geometría: algunas consideraciones. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23116, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16865
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daysi Julissa García-Cuéllar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.