ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM GEOGEBRA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16880

Palavras-chave:

Geometria, GeoGebra, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Esta edição da Revista REAMEC, intitulada "Ensino e aprendizagem da Geometria com o GeoGebra", é uma iniciativa do Colóquio GeoGebra da Comunidade GeoGebra Latino-Americana, que é um espaço de compartilhamento acadêmico onde pesquisadores, professores e criadores de recursos se encontram para trocar ideias e compartilhar os avanços no uso do GeoGebra na região. Esta edição apresenta pesquisas e propostas pedagógicas em que o GeoGebra serve como um meio para o ensino e a aprendizagem de conceitos geométricos. Esta edição é composta por sete artigos sobre geometria plana, espacial e analítica. O uso das ferramentas do GeoGebra é variado, indo desde o GeoGebra 2D, GeoGebra 3D e GeoGebra realidade aumentada. Esta edição não é apenas um testemunho de pesquisas e experiências no ensino de geometria com o GeoGebra, mas também um convite à reflexão e à ação sobre como podemos tirar o máximo proveito dessa ferramenta em nossas salas de aula de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daysi Julissa García-Cuéllar, Universidad de Lima (ULIMA), Lima, Lima, Peru.

Doctora en Educación Matemática por la Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente de matemática en Estudios Generales de la Universidad de Lima (ULIMA), Lima, Lima, Perú.

Referências

GARCÍA-CUELLAR, D.; MARTÍNEZ-MIRAVAL, M. Reconfiguración de figuras para el cálculo de áreas con la herramienta polígono rígido de GeoGebra. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23111, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16860

GUADARRAMA; A.; BECERRIL, F. Figuras elaboradas con GeoGebra como estrategia didáctica para la enseñanza de la geometría analítica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23112, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16861

KOFTUN, V.; BASNIAK, M. Abordando propriedades conceituais e figurais de objetos geométricos em construções no GeoGebra. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23113, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16862

POVEDA, W. Estudio de cuadriláteros basado en resolución de problemas y uso de GeoGebra. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23114, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16863

RIZZO, K.; COSTA, V. Diseño de un recorrido de estudio e investigación que combina fotografía, GeoGebra y funciones matemáticas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23115, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16864

SANCHEZ, I.; MENDES, X; CASTILLO, L. Atividades históricas com GeoGebra para explorar a representação geométrica do cone. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23117, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16866

SUA, C.; GUTIERREZ, A. Diseño de tareas con realidad aumentada en geometría: algunas consideraciones. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23116, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16865

Publicado

2023-12-18

Como Citar

GARCÍA-CUÉLLAR, D. J. ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM GEOGEBRA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23118, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16880. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16880. Acesso em: 19 jun. 2024.