RECONFIGURAÇÃO DE FIGURAS PARA O CÁLCULO DE ÁREAS COM A FERRAMENTA POLÍGONO RÍGIDO DO GEOGEBRA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16860

Palavras-chave:

Reconfiguração, Áreas, GeoGebra, Polígono rígido

Resumo

Pesquisas relatam que, no estudo da área de figuras geométricas, os alunos orientam seus procedimentos para o uso de fórmulas, reduzindo, assim, procedimentos geométricos como a reconfiguração e o uso de ferramentas tecnológicas para realizá-los, que são aspectos associados ao trabalho do professor. Nessa linha, foi realizado um estudo com o objetivo de descrever como professores de matemática do ensino médio em formação continuada realizam a configuração de figuras para o cálculo de áreas por meio do uso da ferramenta polígono rígido do GeoGebra. A noção de reconfiguração associada à apreensão operatória foi considerada como aspectos teóricos que corresponde à teoria dos registros de representação semiótica. Os resultados mostram que os professores realizaram reconfigurações de figuras geométricas para encontrar áreas e que aprenderam a usar a ferramenta polígono rígido para criar atividades no GeoGebra para que seus alunos reconfigurem figuras geométricas. Conclui-se que o GeoGebra proporciona aos professores uma variedade de ferramentas para ensinar aos alunos sobre áreas de figuras geométricas de forma dinâmica, prevalecendo os procedimentos geométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daysi Julissa García-Cuéllar, Universidad de Lima (ULIMA), Lima, Lima, Peru.

Doctora en Educación Matemática por la Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente de matemática en Estudios Generales de la Universidad de Lima (ULIMA), Lima, Lima, Peru.

Mihály André Martínez-Miraval, Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), Lima, Lima, Peru.

Doctor en Matemática Educativa por el Centro de Investigación en Ciencia Aplicada y Tecnología Avanzada (CICATA) del IPN de México. Docente del departamento de ciencias, sección Matemática de la Pontificia Universidad Católica del Peru (PUCP), Lima, Lima, Peru.

Referências

AZIZAH, A. N., KUSMAYADI, T. A.; FITRIANA, L. The Effectiveness of Software GeoGebra to Improve Visual Representation Ability. Journal of Physics: Conference Series. v.1088, p. 1-6, 2021. Disponible en: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1808/1/012059. DOI: 10.1088/1742-6596/1808/1/012059

CAVIEDES, S., DE GAMBOA, G.; BADILLO, E. Procedimientos Utilizados por Estudiantes de 13-14 Años en la Resolución de Tareas que Involucran el Área de Figuras Planas. Bolema, v. 34, n. 68, p.1015-1035, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n68a09

CAVIEDES, S., DE GAMBOA, G.; BADILLO, E. Conocimiento movilizado por estudiantes para maestro, al comparar áreas de figuras 2D. Uniciencia, v.36, n.1, p. 1-20, 2022.

DOI: https://doi.org/10.15359/ru.36-1.41

JOHNSON, H. Y., MCCLINTOCK, E. A link between students’ discernment of variation in unidirectional change and their use of quantitative variational reasoning. Educational Studies in Mathematics, v. 97, n. 3, p.299-316, 2018. Disponible en: https://link.springer.com/article/10.1007/s10649-017-9799-7

MARMOLEJO, G. A., VEGA, M. V.; GALEANO, J. E. Reconfigurando figuras bidimensionales. Espacios, v. 41, n. 46, p. 63-80, 2020. Disponible en: https://www.revistaespacios.com/a20v41n46/a20v41n46p07.pdf

MARTÍNEZ-MIRAVAL, M. A., GARCÍA-CUÉLLAR, D. J.; GARCÍA-RODRÍGUEZ, M. L. Razonamiento Covariacional y Técnicas Instrumentadas en la Resolución de un Problema de Optimización Mediado por GeoGebra. REDIMAT –Journal of Research in Mathematics Education,v. 12, n.1, p. 56-81, 2023. https://doi.org/10.17583/redimat.11419

POVEDA FERNÁNDEZ, W. E. Resolución de problemas matemáticos en GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 9(1), 26–42. (2020). https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i1p26-42

DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissagesintellectuels. Berne: Peter Lang, 1995.

DUVAL, R., Geometrical Pictures: Kinds of Representation and Specific Processings; in SUTHERLAND, R.; MASON, J. (Org.). Exploiting Mental Imagery with Computers in Mathematics Education, Springer, Berlin, Germany, 1995. Disponible en: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-57771-0_10

DUVAL, R. Un tema crucial en la educación matemática: La habilidad para cambiar el registro de representación. La Gaceta de la RSME, v. 9, n. 1, p. 143-168, 2006. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1984436

DUVAL, R. Abordagem cognitiva de problema de Geometría em termos de congruencia. Revista electrónica de Educación Matemática: Revemat, v.7, n.1, p. 118-138. Disponible en: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p118

DUVAL, R.; SÁENZ-LUDLOW, A. Comprensión y aprendizaje en matemáticas: perspectivas semióticas seleccionadas. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2016. Disponible en: https://die.udistrital.edu.co/publicaciones/comprension_y_aprendizaje_en_matematicas_perspectivas_semioticas_seleccionadas

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Introduction entering the field of qualitative research. In Denzin, N., Lincoln, Y. (Eds.), Handbook of qualitative research. California: SAGE Publications, 1994.

PERÚ. Ministerio de Educación. Evaluación docente. Educación básica regular, nivel Secundaria: Matemática A13-EBRS-31. Concurso para el Ascenso de Escala en la Carrera Pública Magisterial. 2018. Disponible en: https://evaluaciondocente.perueduca.pe/concursoascenso2018/ascensoinstrumentos/pdfs/ASCENSO/A13-EBRS-31%20VERSION%201/A13-EBRS-31-MATEMATICAS-%20VERSION%201.pdf

Publicado

2023-12-18

Como Citar

GARCÍA-CUÉLLAR, D. J.; MARTÍNEZ-MIRAVAL, M. A. RECONFIGURAÇÃO DE FIGURAS PARA O CÁLCULO DE ÁREAS COM A FERRAMENTA POLÍGONO RÍGIDO DO GEOGEBRA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23111, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16860. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16860. Acesso em: 4 maio. 2024.