FIGURAS FEITAS COM GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
DOI:

Palavras-chave:
Estratégia, TIC, Geometria, GeoGebra, EnsinoResumo
A importância no desenvolvimento de estratégias didáticas na área da matemática, permite ao professor uma renovação nas atividades da disciplina, os alunos geram maior interesse, permitindo elevar o índice de aproveitamento escolar. Destina-se a alunos do quarto semestre da disciplina de geometria analítica, pretende-se construir uma paisagem a partir das diferentes cônicas (retas, círculos, elipses, parábolas ou, se for o caso, hipérboles) analisadas ao longo da disciplina. Uma das chaves para o sucesso da estratégia é que o aluno relacione cada cônica de forma criativa, combinando cada uma delas, até construir uma figura original através das equações de cada reta e entrar no GeoGebra. Os alunos ao desenvolverem este projeto desenvolvem aspetos que vão desde a criatividade, a parte analítica, a parte objetiva, com a parte processual, juntamente com a utilização das TIC através da utilização do GeoGebra. Esta atividade pode ser sugerida como atividade final ou de integração parcial de cada módulo de aprendizagem, se o docente assim o entender, até como uma prova final de conhecimentos.
Downloads
Referências
BIGGS, J. Calidad del aprendizaje universitario. Madrid, España: Narcea, 2006.
BONAFINI, F.C. Y LEE, Y. Investigating Prospective Teachers’ TPACK and their Use of Mathematical Action Technologies as they Create Screencast Video Lessons on iPads. TechTrends, v. 65, p. 303–319, 2021. https://doi.org/10.1007/s11528-020-00578-1
DÍAZ, F.; HERNÁNDEZ. G. Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista. 2da. Ed. Mc Graw Hill. México, 2002.
DIAZ-NUNJA, L., RODRÍGUEZ-SOSA, J. Y LINGÁN, S.K. Enseñanza de la geometría con el software GeoGebra en estudiantes secundarios de una institución educativa en Lima. Propósitos y Representaciones, v. 6, n. 2, p. 217-251, 2018. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2018.v6n2.251
ESTRADA, M., NÁPOLES, J. Y ROJAS, J. El uso de la opción 3D del GeoGebra en la disciplina de Geometría Analítica en la formación de profesores. REMATEC, v.16, n.38, p. 120-137, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p120-137.id341
INEGI. INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA Y GEOGRAFÍA. Comunicado De Prensa Núm. 185/21. Ciudad de México: INEGI. 2021. Disponible en: https://www.inegi.org.mx/contenidos/saladeprensa/boletines/2021/OtrTemEcon/ECOVID-ED_2021_03.pdf
INEE. INSTITUTO NACIONAL PARA LA EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN Directrices para mejorar la permanencia escolar en la educación media superior. Ciudad de México: INEE, 2017. Disponible en: https://www.inee.edu.mx/wp-content/uploads/2018/12/P1F105.pdf
ITÚRBURU, D., CASTRO, J., RODRÍGUEZ, W. Y ORTIZ, W. Validación neutrosófica de la implementación del GeoGebra en la enseñanza de la Geometría Analítica. Revista Asociación Latinoamericana De Ciencias Neutrosóficas, v.16, p.1-8, 2021. Disponible en: http://fs.unm.edu/NCML2/index.php/112/article/view/142
KIM, K. Y MD-ALI, R. GeoGebra: Towards realizing 21st century learning in mathematics education. Malaysian Journal Of Learning And Instruction, special issue, p. 93-115, 2017. https://doi.org/10.32890/mjli.2017.7799
MÉNDEZ HINOJOSA, L.; GONZÁLEZ RAMÍREZ, M. Escala de estrategias docentes para aprendizajes significativos: diseño y evaluación de sus propiedades psicométricas. Revista Electrónica "Actualidades Investigativas en Educación", v. 11, n. 3, p. 1-39, 2011. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44722178006
POY, L. “Más de seiscientos mil jóvenes en México no terminan su bachillerato: Sylvia Ortega”. 2018. Disponible en: https://www.jornada.com.mx/2018/03/22/sociedad/039n3soc
REVELO, J. Impacto del uso de las TIC como herramientas para el aprendizaje de la matemática de los estudiantes de educación media. Cátedra, v.1, n.1, p.70–91, 2020. https://doi.org/10.29166/catedra.v1i1.764
VILLAGRÁN, W., CRUZ, E., BARAHONA, F., BARRERA, O. Y INSUASTI, R. Utilización de GEOGEBRA como herramienta metodológica en la enseñanza de la geometría Analítica y su incidencia en el control del rendimiento académico de estudiantes del primer semestre de ingeniería. Dom. Cien., v.4, n.4, p. 128-144, 2018. https://doi.org/10.23857/dc.v4i4.827
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alberto Guadarrama, Fernando Becerril

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.