FIGURAS FEITAS COM GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16861

Palavras-chave:

Estratégia, TIC, Geometria, GeoGebra, Ensino

Resumo

A importância no desenvolvimento de estratégias didáticas na área da matemática, permite ao professor uma renovação nas atividades da disciplina, os alunos geram maior interesse, permitindo elevar o índice de aproveitamento escolar. Destina-se a alunos do quarto semestre da disciplina de geometria analítica, pretende-se construir uma paisagem a partir das diferentes cônicas (retas, círculos, elipses, parábolas ou, se for o caso, hipérboles) analisadas ao longo da disciplina. Uma das chaves para o sucesso da estratégia é que o aluno relacione cada cônica de forma criativa, combinando cada uma delas, até construir uma figura original através das equações de cada reta e entrar no GeoGebra. Os alunos ao desenvolverem este projeto desenvolvem aspetos que vão desde a criatividade, a parte analítica, a parte objetiva, com a parte processual, juntamente com a utilização das TIC através da utilização do GeoGebra. Esta atividade pode ser sugerida como atividade final ou de integração parcial de cada módulo de aprendizagem, se o docente assim o entender, até como uma prova final de conhecimentos.

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Biografia do Autor

Alberto Guadarrama, Centro Universitario UAEM Tenancingo (UAEMex), Tenancingo de Degollad, Villa Guerrero, México

Doctor en Educación por la Universidad OMI. Profesor de tiempo completo, UAEMex, Tenancingo de Degollado, Estado de México, México.

Fernando Becerril, Centro Universitario UAEM Tenancingo (UAEMex), Tenancingo de Degollad, Villa Guerrero, México

Doctor en Investigación Educativa por la UAEMex. Profesor de tiempo completo, UAEMex, Tenancingo de Degollado, Estado de México, México. 

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

GUADARRAMA, A.; BECERRIL, F. FIGURAS FEITAS COM GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23112, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16861. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16861. Acesso em: 20 jun. 2024.